O Museu Agrícola da Atalaia inaugura, no dia 16 de maio, às 16h00, a exposição As Plantas na Primeira Globalização. A mostra está patente até 2 de setembro. A entrada é livre.

Nesta mostra bilingue, constituída por 18 painéis, apresentam-se frutos e sementes organizados pela área geográfica de origem. A exposição é produzida e cedida pelo Instituto de Investigação Científica Tropical e baseia-se no livro “A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses”, do professor José Mendes Ferrão.

Nesta obra, o autor aborda a troca de plantas entre continentes no período dos Descobrimentos, onde os portugueses foram pioneiros e responsáveis por introduzirem na Europa e noutros continentes diversas plantas e alimentos.

Com essa introdução, houve uma mudança dos hábitos alimentares das populações e o desenvolvimento da economia, da ciência, da técnica e da sociedade que, ainda, hoje, se reflete em conhecimento e transformações culturais.

O Grupo de Cantares “As Ceifeiras do Alentejo” do Centro de Convívio de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo irá atuar na inauguração da exposição com a sua arte do Cante Alentejano.

A exposição integra as comemorações municipais do Dia Internacional dos Museus. Esta efeméride, celebrada anualmente a 18 de Maio, por proposta do Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) pretende promover uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Este ano, tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

O Museu Agrícola da Atalaia está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos sábados, das 14h00 às 18h00.

Partilhe esta notícia