Montijo inaugurou, no dia 15 de setembro, a Casa Europa: um novo projeto que resulta de uma parceria entre a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo/Escola Profissional do Montijo (EPM) e a Câmara Municipal do Montijo.

A inauguração contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, dos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva, do presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins, e do presidente da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, entre outros convidados.

Nuno Canta referiu que a Casa Europa abre um “novo ciclo no desenvolvimento da EPM. Será um espaço fundamental para os jovens estudantes europeus que a cidade recebe. É um novo edifício que enriquece o Montijo e engradece a nossa diversidade multicultural”.

“A Casa Europa constitui-se como um símbolo da universalidade e do respeito pelos outros. Queremos uma cidade construída num efetivo diálogo de culturas, uma cidade democrática dos cidadãos para os cidadãos”, acrescentou.

Para o presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins, a inauguração da Casa Europa foi “um momento de particular importância. Montijo passa a ter um espaço que é o princípio da consolidação deste projeto de mobilidade europeia desenvolvido em conjunto pela câmara e pela EPM. Provavelmente, em termos da dimensão populacional, não haverá nenhum concelho no país que tenha este nível de movimento juvenil”.

A Casa Europa está localizada na Rua Beatriz Cássus. Trata-se de um edifício de quatro pisos que permite alojar adequadamente os jovens que a cidade acolhe ao abrigo de projetos de mobilidade europeia realizados no âmbito do programa comunitário ERASMUS +.