Este fim-de-semana, 13 e 14 de dezembro, o Montijo acolhe as iniciativas Música na Praça, Concerto de Natal do Conservatório Regional de Artes do Montijo e Música nas Freguesias: um programa a não perder que promete conferir mais musicalidade à época natalícia.

No dia 13 de dezembro, às 15h, a Praça da República recebe os Grupos de Dança da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro. A iniciativa Música na Praça vai, assim, aliar o som à dança através de demonstrações de géneros muito distintos, como sevilhanas e o hip hop.

Às 15h30, terá lugar no Cinema Teatro Joaquim D’Almeida o Concerto de Natal do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). Os Coros (Infantil e Juvenil), as Orquestras de Iniciação e a Orquestra Sinfónica vão subir ao palco e interpretar obras de Haendel, Haydn, Mozart, Martini, Ceciliu Isfan, Alan MenKen e tradicionais.

No mesmo dia, às 16h, há Música nas Freguesias com a atuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro no Círio dos Olhos d’ Água, na Atalaia. Fundada em 1854, até aos dias de hoje, a Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro tem honrado, de acordo com o município, “o seu glorioso passado através da realização de diversas atividades culturais e desportivas com destaque especial para a música”.
Recorde-se que, a Orquestra Ligeira foi reativada este ano, após um interregno de 12 anos sem atividade.

Ainda no dia 13 de dezembro, às 21h, a Igreja da Misericórdia do Montijo recebe um Recital dos Solistas da Metropolitana. Janete Santos na flauta, Luis Auñón Pérez no oboé, Jorge Camacho no clarinete, Bertrand Raoulx no fagote e Nuno Vaz na trompa interpretam obras dos compositores Reicha e Nielsen.

A Música nas Freguesias está, novamente, em destaque no dia 14 de dezembro, às 16h, com mais um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. O Barroco Concertante é o título do espetáculo com direção musical de Aapo Häkkinen, com Sérgio Charrinho e Rui Mirra como solistas trompete e Carlos Damas no concertino.

A entrada é livre em todos os espetáculos.

Partilhe esta notícia