Concertos em adegas, rotas de enoturismo, provas de vinhos, degustação de ostras e jantar vínico são algumas das ações que vão ter lugar nos concelhos do Montijo, de Palmela e de Setúbal, no âmbito do Dia Europeu do Enoturismo.

No Montijo, a autarquia vai promover no próximo sábado, 8 de novembro, a partir das 20h, o jantar vínico “Estou com os azeites”, no Museu Agrícola da Atalaia, um espaço com uma longa história associada ao vinho e à produção de azeite, onde ainda hoje existe um lagar de azeite em perfeito estado de conservação.

A ementa, segundo o município, terá como base o azeite e dedica, também, especial atenção ao vinho, em particular aos vinhos produzidos na região vinícola de Palmela, preferencialmente os vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões. Ao longo do jantar serão degustados quatro vinhos de castas distintas, a par de quatro provas de azeite e quatro tipos de pão.

Os interessados poderão provar bacalhau confitado em azeite, alho e tomilho; rosbife em quatro molhos de azeite, um corta-palato-surpresa e, ainda, peras em moscatel de Setúbal com sorbet de limão. O jantar custa 20 euros e para participar deve realizar a sua inscrição até ao dia 5 de novembro, através do e-mail pturismo@mun-montijo.pt.

O município de Palmela celebra o Dia Europeu do Enoturismo com um conjunto de atividades dirigidas, especialmente, aos amantes do vinho e do turismo ao longo do mês de novembro.

Até ao dia 29 de novembro, a autarquia, em parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e adegas aderentes, promove a terceira edição dos Sons do Vinho, iniciativa que leva a música às adegas, nas quais o som é acompanhado por várias provas de vinho, sempre comentadas pelo produtor e acompanhadas de produtos regionais.

Consulte o programa aqui:

8 novembro | Adega Cooperativa de Palmela | Palmela

Concerto acústico “4 de Nylon”

15 novembro | Fernão Pó Adega | Fernando Pó

Fado com Rui Cabo, Albano Almeida e Sónia Colaço

22 novembro | ASL Tomé | Pinhal Novo

Covers com “The Joe’s Band”

29 novembro | Casa Agrícola Assis Lobo | Palmela

Live Act com “Dj Monchike e San Sax”

A Vini Emotion Tours propõe-lhe também diversas rotas de enoturismo que incluem visitas pela parte histórica da vila de Palmela, visitas às adegas, bem como às casas de artesanato.

No caso de Setúbal, a autarquia irá promover, no dia 9 de novembro, ao final da tarde, na Casa da Baía, um programa de degustação de ostras e vinho espumante.

Ostras Neptuno ao natural, gratinadas, tártaro ou como acompanhamento de molhos e espumante “Santo Isidro Espumante Branco Bruto”, da Adega Cooperativa de Pegões, estão à disposição do público, num evento com início às 18h de promoção do vinho e dos produtos típicos da região de Setúbal enquanto exemplo de qualidade de vida.

As inscrições, a 6 euros – valor convertido na degustação dos produtos, com cada flute de espumante ou prato de ostra a 1 euro – devem ser feitas na Casa da Baía até sexta-feira.

O Dia Europeu do Enoturismo, celebrado no dia 9 de novembro, é uma iniciativa da Rede Europeia de Cidades do Vinho que procura promover a importância do enoturismo no mundo, desde o ponto de vista económico, social e humano, bem como valorizar e promover os territórios vinícolas.

Partilhe esta notícia