“Mudar, Regenerar e Melhorar a qualidade de vida do Bairro da Caneira” foi o lema utilizado pela autarquia na intervenção de fundo realizada num dos bairros mais problemáticos da cidade de Montijo.

Alicerçada na tese de que “a integração bem-sucedida das populações realojadas, não pode limitar-se à atribuição de uma casa”, a Câmara Municipal do Montijo recuperou equipamentos, nomeadamente o polidesportivo, com a participação de jovens moradores e o patrocínio da Mondo Portugal e procedeu à limpeza das áreas envolventes, designadamente dos espaços verdes.

Esta intervenção teve um investimento de cinco mil euros, que correspondeu à desmatação, varredura manual do bairro e a um intensivo trabalho conjunto, no terreno, dos serviços de Higiene Urbana, do Setor dos Jardins e da Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde.

De forma a identificar e solucionar com celeridade os problemas do bairro, foi também criado um grupo de trabalho, que irá reunir mensalmente, composto por elementos da Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde da Câmara Municipal do Montijo, do Projeto Tu Kontas +, da PSP, da Escola Básica da Caneira, da Equipa de acompanhamento à medida do RSI e do Centro Comunitário Mais Cidadão.

A ação futura passará, de acordo com a autarquia, por um acompanhamento diário, de maior proximidade aos residentes daquele bairro, pela certificação do cumprimento das normas e regras vigentes e por mais ações de limpeza, envolvendo a comunidade e os meios técnicos da autarquia. De forma a “manter o que foi feito” o município está a promover uma campanha de sensibilização junto dos moradores apelando à conservação do espaço público “para dar continuidade à manutenção e melhoria do Bairro da Caneira”.

Partilhe esta notícia