Montijo vai assinalar o Dia da Proteção Civil, 1 de março, com duas sessões de esclarecimento sobre a importância da proteção civil na sociedade.

Assim, no dia 1 de março, às 14h00, no auditório da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, estará em destaque o tema “Proteção Civil, Riscos e Comportamentos de Autoproteção” com as intervenções de Paula Almeida, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e de representantes da GNR/SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e dos Bombeiros Voluntários de Canha. No recinto da escola haverá, igualmente, uma demonstração de meios e agentes da proteção civil.

No mesmo dia, às 15h00, na Universidade Sénior do Montijo, a Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, irá abordar o tema “A Proteção Civil em Portugal: Conceitos, Organização e Desafios”. A sessão contará, ainda, com as intervenções do subcomissário da Polícia de Segurança Pública do Montijo, Bruno Alves, e de um representante dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Com estas iniciativas, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Montijo pretende assinalar esta efeméride, instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil e que pretende ser uma jornada de reflexão, comemorativa e mobilizadora dos valores prosseguidos pela proteção civil, envolvendo toda a comunidade e os cidadãos.

Em 2016, o tema do Dia da Proteção Civil é “A importância do patamar local na promoção de comunidades resilientes” e pretende destacar o papel fundamental e estruturante das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos.

Partilhe esta notícia