O Município de Alcácer do Sal e o Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turísticos, S. A, (GPP) celebraram um protocolo de colaboração que visa a promoção do concelho.

No âmbito do protocolo assinado na sexta-feira, dia 18 de junho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença e pelo Presidente e Vogal do Conselho de Administração do Grupo Pestana, respetivamente José Manuel Castelão Costa e Luís Alberto Castanheira Lopes, o Município aceita assegurar os trabalhos de conservação e de manutenção do jardim da Pousada de D. Afonso II, em Alcácer do Sal e compromete-se a realizar os trabalhos de limpeza, mondas, podas, sachas, cortes de relva e reposição de plantas que considerar necessárias à boa manutenção do referido jardim. O Município compromete-se ainda a integrar a Pousada em todos os roteiros turísticos e culturais do concelho, na agenda de eventos e locais a visitar, assim como colocar documentação da mesma nos postos de turismo e museus.

A GPP assegura a exploração da Pousada de D. Afonso II, sita em Alcácer do Sal, a qual se encontra instalada no respetivo castelo, imóvel classificado suscetível de fruição como bem cultural no âmbito da legislação aplicável; A Pousada de D. Afonso II, integra um vasto acervo patrimonial, sendo acessível ao público e diariamente visitado por pessoas que não são seus clientes. Ao abrigo do protocolo, a GPP obriga-se a permitir o acesso de turistas e visitantes às instalações da Pousada, onde poderão usufruir dos respetivos bens culturais, designadamente os que ali se encontram expostos por cedência do Museu Municipal, assim como do património arquitetónico. A GPP compromete-se, igualmente, a ter na receção da Pousada disponível para turistas, hóspedes e visitantes a agenda cultural do Município assim como outra documentação promocional do concelho. A GPP compromete-se ainda a atribuir ao Município, 12 Noites de alojamento por ano, assim como condições comerciais especiais, a acertar caso a caso quanto a eventos, reuniões, ações de formação e outras atividades congéneres que o Município pretenda realizar na Pousada.

O Município e a GPP comprometem-se, também a diligenciar no sentido de articular a atividade da Cripta Arqueológica e a da Pousada, situação que será objeto de acordos pontuais.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal “a Pousada de D. Afonso II, é uma das melhores do país, e temos de nos orgulhar deste investimento no nosso concelho e por isso o Município com a celebração deste protocolo pretende divulgar a Pousada e atrair mais visitantes para um turismo de qualidade”. Também o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana, José Manuel Castelão sublinhou que “este protocolo materializa a vontade de melhorar as relações da Pousada com o Município, um passo que nos agradou bastante”.

 

 

Fonte: CMAlcácer do Sal