As atas do colóquio internacional “Nunc Est Bibendum – Vinho, identidades e arte de viver” serão apresentadas no dia 8 de julho, às 16 horas, na Quinta do Piloto, em Palmela, numa iniciativa dos institutos de Estudos Medievais (IEM) e de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da adega Quinta do Piloto. A apresentação será feita pela professora Ana Paula Guimarães, ex-diretora do IELT

O colóquio decorreu em 2012 e contou com o apoio do Município de Palmela, no âmbito da distinção “Palmela, Cidade Europeia do Vinho”, atribuída em 2012 pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN). O Museu Municipal de Palmela participou na iniciativa com a comunicação “Palmela, Cidade Europeua do Vinho. Dinâmicas Históricas da Cultura Vitivinícola”, numa abordagem histórica de síntese, que coloca em evidência as dinâmicas do território que, ao longo do último milénio, fundam a paisagem cultural vitivinícola.

As Atas, publicadas pelas Edições Afrontamento, reúnem um conjunto de estudos que abordam a história, a arte e o património da cultura vitivinícola.

 

Programa:

 

16h00  Receção das/os participantes e intervenções institucionais

16h20  Visita técnica à Quinta do Piloto – vinha e adega, pelo enólogo Eng.º Filipe Cardoso

17h00  Apresentação do livro pela Professoa Ana Paula Guimarães (ex-diretora do IELT)

17h20  Degustação de vinhos

 

 

Partilhe esta notícia