Município do Barreiro e Associação “Vem Vencer” assinam Protocolo

Apoio Financeiro para Transporte Adaptado

 

Apoiar financeiramente o transporte de cidadãos com mobilidade reduzida condicionada e/ou deficiência que necessitem de transporte adaptado possibilitando a sua participação em “atividades recreativas, lúdico desportivas e outras que promovam a inclusão na comunidade” é o objetivo do Protocolo de Colaboração assinado pelo Município do Barreiro e pela Associação ‘Vem Vencer’, ontem, 25 de setembro, na sala de sessões dos Paços do Concelho.

 

De referir que a Associação é proprietária de uma carrinha com nove lugares, dotada de um sistema de plataforma para transporte de deficientes motores.

 

Na ocasião, o Presidente do Município do Barreiro, Frederico Rosa, frisou que “são por vezes as coisas simples que fazem uma grande diferença na vida das pessoas”. Na sua opinião, a inclusão “tem de ficar para lá das palavras”, dando como exemplo as novas acessibilidades criadas em espaços municipais, como é o caso do Balcão Único (que abrirá em breve na Rua Teresa Borges) e do edifício dos Paços do Concelho.

Considerando que é fundamental o envolvimento e participação das Associações na melhoria do bem-estar das populações, Frederico Rosa considera que “felizmente temos instituições no Concelho que conseguem complementar o trabalho social da Autarquia”.

 

Para Sara Ferreira, Vereadora responsável pela área de Intervenção Social, o Protocolo reveste-se da “maior importância porque vai permitir, numa lógica de recursos, que todas as pessoas com dificuldades de mobilidade possam viver e usufruir do quotidiano da cidade, criando um Barreiro com todos e para todos”.

 

Por seu lado, a Presidente da Associação, Maria da Conceição Varela, referiu o “grande orgulho” que sente por tornar “o Barreiro cada vez mais inclusivo”, como seria a vontade do nosso fundador, David Varela.

Este Protocolo permitirá, na sua opinião, “uma mudança muito grande para muita gente”.

 

De acordo com o documento, o Município compromete-se a atribuir à Associação ‘Vem Vencer’ “um apoio financeiro mensal, a ser pago no dia 8 de cada mês, no valor de 600.00€ destinado a apoiar os custos com este transporte”.