Município do Barreiro investe 750 mil euros no combate ao insucesso escolar

No âmbito do Projeto Educativo Municipal Prevenção e Redução do Abandono Escolar, o Presidente da CMB, Frederico Rosa, e a Vereadora Sara Ferreira entregaram, ontem, 28 de janeiro, 12 LAPTOPS e conjuntos de Kits de Ciências Experimentais, na Escola Básica da Cidade Sol. Ao longo deste ano letivo, serão abrangidas todas as escolas do 1° ciclo do Concelho.

Este Projeto é apresentado no âmbito da Candidatura a fundos do Portugal 2020 e visa promover o sucesso escolar dos estudantes, através do financiamento de planos integrados e inovadores.

No ato da entrega Frederico Rosa sublinhou a importância dos Kits e dos computadores que irão permitir que os alunos fiquem melhor preparados para o 2ª ciclo. “Não se esqueçam que a vossa tarefa número 1 é aprender e depois brincar”, disse dirigindo-se aos alunos.

A Vereadora Sara Ferreira considera a educação “muito importante” e expressou votos de sucesso a todos os alunos. Na opinião da responsável da área da educação “quanto mais cedo aprenderem, mais fácil será a aprendizagem no futuro para, assim, poderem ser cidadãos mais felizes”.      

No âmbito de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de Inovação Pedagógica, segundo a representante da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), Professora Fernanda Ladesmaestá prevista a aprendizagem dos alunos, através da experimentação de robots na escola. 

Por seu lado, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, Professora Manuela Espadinha, agradeceu ao Município do Barreiro a iniciativa e o facto desta ter iniciado no seu agrupamento, com caraterísticas muito específicas, “onde todas as crianças devem ter os mesmos direitos a aprender”.

Para as novas abordagens para a Aprendizagem da Matemática, o representante da LUSOINFO, Professor César Pereira, anunciou a existência, para breve, da nova plataforma Barreiro Educa +. Esta terá inúmeras aplicações e variados recursos pedagógicos para alunos, tais como, apps de conteúdos, guiões de exploração, pdfs de atividades, jogos e vídeos.

De salientar que cada escola receberá 12 Laptops e os Kits de Ciências Experimentais constituído por: simulador do sistema solar, microscópios, globos terrestres, esqueletos humanos, balanças de precisão, Kits de energia verde, bussolas, torsos humanos, conjunto de minerais, rochas e fósseis, entre outros.

Fonte:CMB

Fotos:CMB

Partilhe esta notícia