Palestra, 18 Novembro, 21h30, MAEDS

Histórias do Arquivo Leisner (1908-1972) na Arqueologia Europeia.

A vida, a obra e alguns apontamentos da região de Setúbal.

 

Com Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras de Lisboa), Filipa Bragança, Fernanda Torquato (Direcção Geral do Património Cultural).

 

Exposição, 18 Novembro a 7 Janeiro, 2017

O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa

 

Sobre:

Partindo do caso do Arquivo Leisner, a exposição pretende estimular as leituras interdisciplinares e as relações entre as diferentes organizações com património arquivístico relacionado com a Arqueologia.

Este arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor documental e cientifico para a História da Arqueologia Europeia das décadas de 40, 50 e 60 do século XX. Os estudos do Megalitismo Peninsular, tema central da investigação do casal Leisner, constituem ainda hoje referência incontornável.

 

Organização:

Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa – UNIARQ

Direção-Geral do Património Cultural – DGPC

 

 

Apresentação:

Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/

Associação de Municípios da Região de Setúbal

 

Entidades parceiras:

Deutsches Archäologisches Institut – DAI; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; laboratório Nacional de Energia e Geologia (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia); Museu de História Natural e Ciência Universidade do Porto); Museu Municipal Santos Rocha (Câmara Municipal da Figueira da Foz);

Museu Municipal Leonel Trindade (Câmara Municipal de Torres Vedras); Museu Regional de Beja – Museu Raínha D. Leonor (Câmara Municipal de Beja); Sociedade Martins Sarmento.

 

Entrada Livre

 

 

Partilhe esta notícia