A Câmara Municipal da Moita associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala entre os dias 21 e 29 de novembro, com uma ação de sensibilização sobre a necessidade de separação e deposição correta dos resíduos recicláveis. Nos dias 21, no Mercado Municipal da Moita, e 28 de novembro, no Mercado da Baixa da Banheira Sul, a partir das 9:00h, serão distribuídos “sacos ecoponto” e “magnéticos” (oferecidos pela Amarsul) aos clientes dos mercados. 

Todos os anos, esta iniciativa europeia centra-se num tema diferente, a fim de chamar a atenção para os hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade. O foco da edição de 2020 são os “Resíduos Invisíveis”, ou seja, a grande quantidade de resíduos que é gerada durante o processo de fabrico de produtos e que não pode ser reciclada. Por exemplo, no fabrico de um telemóvel, são produzidos cerca de 86 quilos de resíduos.

Além do tema específico deste ano, as ações desenvolvidas em várias cidades e municípios por toda a Europa centram-se nos “3Rs”: Reduzir os resíduos produzidos, Reutilizar os produtos/objetos e Reciclar os materiais e embalagens.

A Câmara Municipal da Moita apela:

Procure reduzir os resíduos que produz, sobretudo os materiais descartáveis que contêm plástico.

Prefira usar máscara reutilizável, sempre que possível.

Site disponibiliza tudo o que deve saber sobre “Resíduos”

A qualidade do Ambiente em que vivemos não depende só da atuação dos serviços camarários, mas também dos nossos gestos diários. No canal “Ambiente”, no site da Câmara Municipal da Moita, www.cm-moita.pt, recentemente atualizado, tem ao seu dispor um conjunto de informações sobre “Resíduos”, nomeadamente sobre como deve proceder à separação de resíduos nos Ecopontos e como é feita a recolha de entulhos, monos, resíduos verdes, resíduos sólidos urbanos ou óleos alimentares usados no concelho. 

Nesta parte do site dedicado ao “Ambiente” pode ainda conhecer informações sobre a fauna e flora existentes no concelho, os projetos desenvolvidos pela Câmara Municipal na área da educação e sensibilização ambiental, entre outras. Estão também disponíveis, para consulta, todas as fases da campanha de sensibilização ambiental que a Câmara Municipal da Moita tem vindo a promover, com o nome: “Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente”.

Saiba mais em www.cm-moita.pt. A sua colaboração é essencial!