A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente irá desenvolver, a partir de setembro de 2015, o projeto GAPRIC – Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade. Os GAPRIC são projetos de apoio a pessoas com deficiência e/ou doença mental crónica, que procuram, através da mobilização de redes de apoio comunitário, construir projetos de vida inclusivos, desenhados seguindo os sonhos e aspirações de cada pessoa.

Estes projetos-piloto, a ser desenvolvidos, em simultâneo, por diversas entidades nacionais [Associação A2000 (St.ª Marta de Penaguião); AAPDA (Viseu); Associação NÓS (Barreiro); ASSOL (Castro Daire e Tondela); APCO (Odemira) CERCIBRAGA; CERCIMARCO; três núcleos da Pais-em-Rede (Braga, Aveiro e Aljustrel)], pretendem ajudar a completar a rede de apoios existente e a testar novas modalidades de apoio. O GAPRIC da Associação NÓS é, neste contexto, um projeto destinado a adultos com deficiência e/ou doença mental que não se encontrem integrados em nenhum dos apoios existentes (ex: Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial, ou outro), encontrando-se em situação de isolamento social.

Com a intenção de promover a integração social destes adultos, este GAPRIC irá mobilizar redes de apoio comunitário, com vista a criar projetos de inclusão social para pessoas que se encontrem sem apoios semelhantes e capacitar para a autonomia, através de atividades na (e com a) comunidade. O GAPRIC da NÓS tem ainda como objetivos contribuir para uma comunidade mais inclusiva, mobilizando o potencial das estruturas comunitárias, bem como potenciar o desenvolvimento de formas de apoio mais inclusivas e menos exigentes em recursos humanos e financeiros.

As atividades a realizar preveem a construção de projetos de vida inclusivos, tendo em conta o perfil de cada pessoa, sendo negociadas com cada uma em função dos seus sonhos e desejos. Incluídas poderão estar experiências sócio profissionais, tal como a participação em atividades já existentes na comunidade com carácter desportivo ou de lazer.

Cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., estes gabinetes nasceram no Norte do país, partindo do facto de, “nos concelhos de Tondela e Castro Daire, a ASSOL ser solicitada para assegurar apoios a pessoas que, tendo terminado a formação profissional, não têm condições para acederem a um emprego, mas pretendem continuar a ter ocupações na comunidade e não precisam ou não querem um apoio do tipo do disponibilizado CAOs existentes nesses concelhos”, refere o Manuel de Procedimentos destes Gabinetes. A partilha desta ideia pela ASSOL com a Associação Pais em Rede levou à criação de uma rede de GAPRICs – Gabinetes de Apoio a programas Incluídos na Comunidade com dimensão nacional, de modo a dar escala e visibilidade a esta experiência.

Refira-se que o GAPRIC da NÓS encontra-se localizado em Santo André, na Rua Aquiles de Almeida, Nº 1 (2830-226 Barreiro). Os respetivos contactos são os seguintes: tel. – 212 149 000; tlm. – 962 168 187 / 968 583 117; fax – 212 092 762; e-mail – geral@nos.org.pt .

Partilhe esta notícia