“Sensibilizar” e “aproximar as pessoas da sua Unidade de Saúde Familiar (USF) mais próxima” foram os principais objetivos da Ação de Educação para a Saúde dinamizada nesta sexta-feira, dia 11 de Julho, na Verderena, pelo Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) da Associação NÓS em conjunto com a USF Ribeirinha. Cerca de 20 crianças ficaram a conhecer os cuidados que devem ter quando expostos ao sol, numa ação, didática e lúdica, dedicada ao tema «Época Balnear e Exposição Solar».

Acompanhadas pelos pais ou outros familiares, as crianças, com idades entre os 5 e os 11 anos, assistiram a uma breve exposição sobre os cuidados a ter durante a época balnear e os riscos decorrentes da exposição ao sol. Para testar os conhecimentos adquiridos, esta ação de prevenção culminou com a realização de um jogo lúdico-pedagógico, mais concretamente no Jogo da Glória adaptado ao tema em causa.

Sendo a primeira de um conjunto de sessões que visam “promover a educação para a saúde e a adoção de hábitos de vida saudáveis”, esta ação procurou, de igual modo, “favorecer a proximidade das famílias à sua USF”, segundo a equipa do Protocolo do RSI da Associação NÓS. “Um número significativo de famílias acompanhadas por esta resposta social da Associação NÓS são utentes da USF Ribeirinha, tendo esta ideia surgido da importância de realizar ações de grupo temáticas, dirigidas a utentes desta USF, como crianças, jovens e adultos, na comunidade”, explica Paula Sofia Encarnação, técnica de serviço social da NÓS.

Tiago Alves Pacheco, médico interno da USF Ribeirinha que protagonizou a primeira apresentação temática, corrobora esta ideia e garante que a sua Unidade de Saúde “ganha muito com estas sessões, não só na prevenção de doenças que possam vir a acontecer mas também na perspetiva de ter uma USF mais próxima da comunidade”. O responsável de saúde admite que outros “temas atuais” serão abordados por outros colegas desta USF, brevemente, tais como a higiene e a saúde oral, a informação sobre rastreios, as doenças sexualmente transmissíveis e o planeamento familiar.

As próximas ações promovidas no âmbito desta nova parceria entre a NÓS e a USF Ribeirinha serão devidamente divulgadas, sendo todas dirigidas a utentes da USF Ribeirinha, que sejam acompanhados pela Associação NÓS, e estando abertas à comunidade. Refira-se que esta primeira sessão contou com os apoios da Caixa Geral de Depósitos, da Farmácia Parreira (Lavradio) e da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.

 

Fonte: NÓS

Partilhe esta notícia