‘Musicoterapia na Pessoa com Deficiência Intelectual’

A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente vai promover, em novembro, o Workshop ‘Musicoterapia na Pessoa com Deficiência Intelectual’. Esta iniciativa aberta à comunidade, a realizar-se no dia 14 na sede desta instituição, surge no âmbito do Dia Europeu da Musicoterapia, celebrado a 15 de novembro.

O recurso ao uso da música e aos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) já é habitual na NÓS, sendo que, em 2019, enquadra-se no âmbito do projeto «OS NOSSOS SONS COM SENTIDOS». Em curso até ao final do ano, este projeto é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P) e beneficia utentes de várias respostas sociais desta instituição, nomeadamente da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades Ocupacionais e das Residências Autónomas.

Como ação complementar a este projeto, o musicoterapeuta Artur Correia vai dinamizar o Workshop ‘Musicoterapia na Pessoa com Deficiência Intelectual’, enquanto iniciativa externa da NÓS. Para este profissional, a Musicoterapia “procura, de facto, desenvolver e restaurar funções na pessoa para que alcance uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação e tratamento”, razão pela qual é relevante sensibilizar, informar e refletir sobre esta terapia.

“Este workshop permitirá facultar conhecimento sobre a Musicoterapia e os seus contextos de atuação e metodologias, além de dar visibilidade ao trabalho da Musicoterapia desenvolvido na NÓS como exemplo para outras entidades”, considera Artur Correia. A iniciativa destina-se, assim, a técnicos da área da Saúde, da Educação ou da Intervenção Social, bem como a interessados na área da Saúde, do Desenvolvimento Pessoal e do Bem-Estar.

Limitado a 16 pessoas e com o valor de 15,00€ (quinze euros)/participante, este workshop vai ter lugar no ginásio do Centro de Atividades Ocupacionais da NÓS, entre as 9h30 e as 13h30. As respetivas inscrições devem ser efetuadas através do e-mail cao@nos.org.pt ou nas instalações desta resposta social (Rua Aquiles de Almeida, Nº1, 2830-226 Barreiro).