Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) leciona, a partir do ano letivo 2016/2017, uma nova licenciatura em Bioinformática. 

 

Esta formação procura articular conhecimentos das áreas das Ciências Biológicas, Informática e Matemática, por forma a dotar os estudantes de competências para analisar, interpretar e tratar os dados e/ou informação biológica, respondendo assim às necessidades dos novos mercados de trabalho no domínio das competências digitais, em particular na área emergente da utilização dos sistemas de informação em Ciências da Saúde e da Vida. Esta área de estudo foi fortemente impulsionada pelo seu contributo para decifrar o código genético, permitindo o mapeamento do genoma humano e também pelo crescente trabalho desenvolvido na área da sequenciação de genomas.

O curso assenta numa base multidisciplinar que possibilita o prosseguimento de estudos para mestrado e doutoramento, bem como o desempenho de funções no setor da indústria farmacêutica e agroalimentar e em empresas que atuam no domínio da biotecnologia e das tecnologias de informação.

Serão abertas 20 vagas para este novo curso que vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no campus do IPS no Barreiro, numa parceria conjunta com a Escola Superior de Ciências Empresariais, a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. O ingresso, através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, poderá realizar-se com as seguintes provas de ingresso: (19) Matemática ou (19) Matemática e (02) Biologia e Geologia ou (19) Matemática e (07) Física e Química.

 

Mais informações em www.estbarreiro.ips.pt

Partilhe esta notícia