O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai iniciar, a partir de outubro de 2014, uma nova pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, que pretende dotar os profissionais das empresas nacionais com as competências necessárias para uma evolução na cadeia de valor da indústria automóvel, de acordo com as principais tendências e exigências da mobilidade sustentável. Esta formação foi concebida em parceria com a Volkswagen Autoeuropa, que contribuiu para a identificação das principais competências críticas a desenvolver nos estudantes tendo em vista uma formação técnica que responda às verdadeiras necessidades da indústria,  e o CEIIA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, contando também com a participação de outros parceiros, a nível empresarial e académico.

 

A pós-graduação será ministrada em horário pós-laboral, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), com a participação de diversas instituições de ensino superior nacionais e de empresas com competências na área da mobilidade elétrica. A ESTSetúbal/IPS conta, no âmbito da sua oferta formativa, com cursos na área da engenharia mecânica e engenharia eletrotécnica e de computadores, dispondo de laboratórios bem equipados e de um corpo docente altamente qualificado, capaz de oferecer uma formação de qualidade e promover a investigação científica na área da pós-graduação.

 

Associando a experiência acumulada da instituição e dos seus parceiros, pretende-se, com esta nova aposta, posicionar Portugal e os diplomados deste programa, como uma referência internacional na I&D, projeto e industrialização de powertrain avançado para automóveis. Esta nova oferta formativa destina-se, em especial, a licenciados e mestres na área da engenharia mecânica, eletrotécnica e eletrónica, bem como a profissionais do ramo da engenharia que disponham de experiência profissional.

 

A sessão de lançamento terá lugar amanhã, dia 16 de julho, pelas 14h30, nas instalações da ESTSetúbal/IPS e contará com a presença dos responsáveis das instituições promotoras. Durante esta sessão serão assinados protocolos com as empresas e instituições de ensino superior que irão associar-se a este projeto.

 

Programa da Sessão

14h15 – Receção dos participantes

 

14h30 – Sessão de Abertura

Pedro Dominguinhos – IPS

José Rui Felizardo – CEIIA

António de Melo Pires – Volkswagen Autoeuropa

 

15h00 – Desafios da eletrificação e hibridização automóvel

Bernardo Ribeiro – CEIIA

 

15h15 – Pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos

José Maia – IPS

 

15h30 – Assinatura do Protocolo de Colaboração

 

16h00 – Visita às instalações da ESTSetúbal/IPS

 

16h30 – Cocktail e Networking

 

 

Fonte: IPS

 

Partilhe esta notícia