Hidrogel para reconstrução óssea

Reparar ossos danificados requer normalmente uma atenção minuciosa e delicada, quando se quer que o osso cresça de novo e de forma rápida é necessário que esse crescimento seja feito de forma adequada seguindo os procedimentos corretos, para que no final o osso apresente a forma correta.

Brendan Watson, estudante e pesquisador no laboratório do Dr.Antonios Mikos, dos departamentos de Bioengenharia e Química e engenharia Biomolecular da Universidade Rice (EUA), criou um gel que facilita a produção apenas da parte do tecido ósseo em falta no paciente. Sendo que o hidrogel tem como base células estaminais do paciente, este não serve apenas como suporte, mas induz à formação óssea, criando um novo osso para substituir aquele que foi danificado por acidente ou degeneração.

No final, assim que o tecido ósseo se tenha desenvolvido em qualidade e quantidade suficientes para preencher o local tratado, o suporte de hidrogel pode ser retirado num procedimento simples, depois de voltar ao estado líquido.

Os estudos ainda estão em fase de teste, mas Brendan Watson acredita que em breve poderá ser utilizado de forma segura em humanos.

 

 

 

Fonte : Ryce University

Partilhe esta notícia