Devido à elevada adesão ao programa “Machada em Alerta”, que tem como objetivo principal a vigilância e proteção contra incêndios, no território da Mata da Machada, foram abertas vagas para o programa “Reserva em Alerta”.

Com este novo programa, que tem mesmas caraterísticas do “Machada em Alerta”, vão ser aceites mais voluntários.

O vereador da Sustentabilidade Ambiente e Eficiência Energética, Bruno Vitorino, sublinha que a decisão de abrir novas inscrições, vem na sequência da elevada afluência de jovens que aderiram a este projeto, que permite contribuir para a prevenção de incêndios na Mata da Machada, assegurar a vigilância e deteção precoce de fogos florestais neste espaço e áreas circundantes.

“É bom saber que há muitos jovens que se preocupam com a sustentabilidade ambiental e com a proteção do mais importante espaço florestal do concelho. É sinal de que o que temos vindo a fazer ao longo dos anos, na divulgação e promoção da Mata da Machada e do Sapal do Coina, está a dar os seus frutos”, acrescenta.

Ambos os projetos fazem parte de uma candidatura apresentada pela autarquia ao projeto “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

 As inscrições estão abertas através da plataforma online do IPDJ, https://programas.juventude.gov.pt/ para o projeto que decorrerá entre 24 de Junho e 6 de Setembro de 2019.

Para mais informações, contacte a Linha Verde da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética da Câmara Municipal do Barreiro (chamada gratuita) 800 912 070.

Partilhe esta notícia