Nutrição em dia

Ano Novo, Alimentação nova!

Mais um ano se inicia e todos os anos o cenário repete-se: com o final das festas de fim de ano, muitas pessoas aproveitam para modificarem os seus hábitos alimentares, sendo a perda de peso a resolução mais frequente deste período. Contudo, o início destas mudanças nem sempre se mantém ao longo dos meses pois muitos pensam que modificar hábitos alimentares implica restrições alimentares. Ao melhorar a sua alimentação, não deve adoptar radicalismos e dietas que prometem resultados rápidos, mas sim alimentar-se de uma forma consistente e equilibrada.

Se deseja reeducar a sua alimentação, adopte alguns hábitos fundamentais:

– Organização é chave do sucesso: estabeleça um dia da semana para planear e organizar as suas refeições;

– Mantenha-se hidratado: Se lhe custa a beber água, reforçe com o consumo de chá ou infusões (sem açúcar);

– Inclua hortaliças ao almoço e jantar:  Permite reduzir as porções e aumenta os nutrientes protectores para a sua saúde;

– Diminua o consumo de açúcares e hidratos de carbono refinados (bolachas, sumos, pão branco, massas, etc.): não saciam, são viciantes e pioram a saúde de uma forma geral (alterações no colesterol e triglicéridos, resistência à insulina, cancro, entre outros);

– Respeite o seu corpo: Emagrecer rapidamente é um desejo muito frequente mas é importante refletir: quanto tempo levou para aumentar de peso? Certamente que não foi do dia para a noite, assim deve respeitar o seu corpo e ter alguma paciência e persistência. As mudanças devem ser graduais e consistentes;

– Consuma alimentos de verdade: Ao invés de comprar alimentos light ou diet, o correto é aprender que alimentos deve escolher e como prepará-los de forma saudável. Se o alimento é extremamente industrializado, com corantes e conservantes, certamente não será o ideal. Quanto menos ingredientes tiver na composição melhor;

– Sem radicalismos: mesmo que consiga perder algum peso com alimentação mais restrita, não conseguirá manter por muito tempo pois o corpo tende a diminuir o gasto calórico e a acumular mais gordura quando a ingestão calórica é muita reduzida  Para além disso, poderá apenas ter perdido água e não gordura;

 

Aproveite este início de ano para procurar um Nutricionista que contribua para que a sua resolução de Ano Novo seja cumprida, para este ano e para o resto da vida.

 

Ines Lourenço

nutricionista.ineslourenco@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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