Este artigo surge ainda na sequência do Verão e pela preocupação da maioria das pessoas nesta época do ano: o peso.

O peso não é o indicador mais seguro para avaliar a sua saúde e é um erro quando o analisa de uma forma isolada. Diversos são os factores que influenciam o seu peso, a massa gorda é um deles. O aumento de massa muscular também provoca um aumento de peso na balança, contudo é algo positivo pois aumenta a “queima” de massa gorda!

Num processo de emagrecimento, é comum as pessoas comentarem que está mais magro, a roupa começa a ficar cada vez mais larga e alguns perímetros corporais começam a diminuir. No entanto, o seu peso permanece igual ou está a aumentar. A massa muscular pesa exactamente o mesmo que a massa gorda, porém é mais compacta. Ou seja, a massa muscular ocupa menos espaço do que a massa gorda. Justifica-se assim a redução dos perímetros e a manuntenção ou aumento do peso.

É importante que pare de presumir que qualquer aumento de peso é gordura. O peso é apenas um número. Se beber água e pesar-se de seguida, já poderá ter mais 100g, mas não de gordura e sim de água. Portanto, mais importante do que o peso na balança, será a sua composição corporal.

Evite pesar-se com frequência para evitar que as oscilações que naturalmente ocorrem no peso possam aumentar a sua ansiedade e não se deixe enganar pelo valor da balança. Se deseja um corpo saudável, procure saber qual é o seu valor de massa gorda.

Inês Lourenço

 

 

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