O Benfica fechou com chave de ouro a conquista do bicampeonato com uma vitória no Estádio da Luz frente ao Marítimo por 4-1 naquele que foi o jogo que antecede o confronto entre as duas equipas para a final da Taça da Liga a disputar na próxima 6ª feira. Em campo estiveram duas equipas que se mostraram em bom plano com o Benfica à procura de ganhar o jogo e o Marítimo a mostrar que não tinha vindo somente para participar na festa. O resultado permitiu ao Benfica acabar o campeonato com 3 pontos de avanço sobre o F.C. Porto mas falhou o objetivo de dar a Jonas o título de melhor marcador da Liga, o jogador Brasileiro chegou a fazer dois golos mas não foi suficiente para ultrapassar Jackson Martínez. Outra situação que assusta os Encarnados é a lesão de Salvio, mais uma a juntar às muitas que têm assolado o jogador nestas últimas duas épocas. Vamos esperar que não seja nada de grave.

O F.C. Porto venceu o Penafiel por 2-0 com os golos a aparecerem só nos últimos 10 minutos da partida, mas o que marcou este jogo foram as várias mensagens de protesto que as claques foram mostrando ao longo da partida. Era bem visível a frustração de muitos adeptos que viram os Dragões a perder tudo numa época em que tanto se investiu na equipa; muito trabalho e reflexão haverá ainda por fazer para perceber o que correu mal e não encontrar somente bodes expiatórios nos árbitros, que serão a parte com menos culpa em mais uma época desastrosa. “Salvou-se” Jackson Martínez que foi novamente o melhor marcador da Liga NOS.

O Sporting garantiu uma vitória frente ao Rio Ave por 0-1 num jogo que serviu somente para cumprir calendário e “rodar” jogadores a pensar na final da Taça de Portugal. Os Leões ficam no 3º lugar do campeonato e vão disputar o playoff de acesso à Liga dos Campeões de 2015/16. O seu adversário na final, o Sp. Braga, garantiu o 4º lugar com uma goleada por 5-0 frente ao V. Setúbal e o apuramento direto para a fase de grupos da Liga Europa 2015/16. As outras equipas que garantiram a possibilidade de disputar a Liga Europa foram o V. Guimarães, que venceu em Coimbra a Académica por 2-4 garantindo assim o 5º lugar que lhe dará acesso ao playoff da Liga Europa, e o Belenenses que, no último fôlego, venceu em Barcelos o Gil Vicente por 0-2 e aproveitou a derrota do Paços de Ferreira na Madeira frente ao Nacional por 3-0. Os Azuis do Restelo estarão presentes na 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga Europa.

Quanto à descida de divisão, Gil Vicente e Penafiel descem novamente à 2ª Liga. Aliás, na penúltima jornada estas duas equipas já tinham o destino traçado. Sejam bem-vindos à Primeira Liga Tondela e União da Madeira! O Tondela estreia-se no convívio entre os grandes e o União da Madeira regressa 20 anos depois. A Madeira volta a ter três clubes na Primeira Liga 24 anos depois.

Até para a semana e não percam esta quarta-feira a final da Liga Europa entre o Dnipro e o Sevilha, o jogo começa às 19h45.

 

Ricardo Santos

Marketeer

Partilhe esta notícia