Este Domingo jogou-se o jogo que todos esperavam e que em muito podia decidir no que diz respeito ao campeão nacional de 2014/15. Os jogos entre Benfica e F.C. Porto arrastam multidões e são sempre decisivos não importa em que competição aconteçam. Contudo, este jogo não teve a emoção de muitos outros encontros que aconteceram num passado recente e o resultado de 0-0 ajusta-se inteiramente ao que se passou em campo. O Benfica poderia ter conquistado um vantagem que lhe permitisse estar mais tranquilo no que diz respeito ao título nacional enquanto que ao F.C. Porto só a vitória interessava para, de alguma forma pressionar mais o rival e poder depender dele próprio para poder festejar mais um título nacional.

O jogo começou com as duas equipas a estudarem-se minuciosamente e, talvez por receio uma da outra, não fizeram qualquer remate à baliza nos primeiros 30 minutos de jogo. A melhor ocasião da primeira parte pertenceu aos Dragões aos 34 minutos com Jackson em posição frontal a atirar por cima da baliza de Júlio Cesar quando tinha tudo para fazer o golo. Na segunda parte, o Benfica apareceu mais afoito e o F.C. Porto pouco perigo criou para as redes Encarnadas. Talisca por duas vezes e Pizzi por uma vez poderiam ter dado a vantagem ao Benfica no jogo mas foi Fejsa a desperdiçar a melhor ocasião da segunda parte quando de frente para a baliza praticamente escancarada atirou por cima.

Com este resultado o Benfica mantém os três pontos de vantagem sobre o F.C. Porto mas agora passa a ser a única equipa a depender de si própria para conquistar o título nacional. Avizinham-se quatro jornadas de emoções fortes onde, apesar desta vantagem, o título está longe, muito longe, de ainda estar decidido. Até ao fim do campeonato, o Benfica tem deslocações ao terreno do Gil Vicente (já na próxima jornada) e do V. Guimarães e recebe no Estádio da Luz o Penafiel e o Marítimo. Do lado dos azuis e brancos segue-se novamente um jogo fora no terreno do V. Setúbal, os jogos em casa contra Gil Vicente e Penafiel e pelo meio uma deslocação ao Restelo para defrontar o Belenenses.

O Sporting vai jogar hoje à noite perante um Moreirense tranquilo na tabela e que já conquistou os seus objetivos esta época. Em caso de vitória, o Sporting garante matematicamente o 3º lugar do campeonato ficando a 6 pontos do F.C. Porto e a 9 pontos do Benfica. Embora matematicamente possível, a hipótese do Sporting conseguir chegar aos dois primeiros lugares é uma tarefa difícil mas não vamos dizer nesta fase que é impossível. Vamos aguardar o que as próximas jornadas nos vão dizer.

 

Ricardo Santos

Marketeer

Partilhe esta notícia