O MAEDS participa nas Jornadas Europeias do Património 2015 com as seguintes actividades:

 

25 de Setembro

 

21h30 – Inauguração da exposição “CHRONOS” de Rosa Nunes, seguida de conferência “O depósito votivo de Garvão e a religiosidade na Idade do Ferro no sul de Portugal” por Francisco Gomes.

 

Sobre a exposição CHRONOS:

 

Palimpsestos

Estamos a falar da obsessão por contextos fechados, pelo controlo do momento zero em que o gesto acontece. A fotógrafa não dá respostas, mas escolhe toda uma semiologia arqueológica que conduz o olhar para layers subjacentes à epiderme das coisas, ou para inversões ou ressurgências inesperadas, iludindo a estratigrafia dos acontecimentos, como se o tempo pudesse andar para trás. E não pode?

 

Uma Questão de Fé

[…] Uma ideia que há muito Rosa Nunes vinha amadurecendo, de representação sincrética, no sentido de comunicação emocional de uma das mais espantosas experiências arqueológicas em que ela mesma participou – a escavação do depósito votivo, da Idade do Ferro, de Garvão (Ourique). Levantar o véu que cobria o depósito de oferendas à divindade, localizado na encruzilhada de diversas culturas, conferiu-lhe o poder de atravessar uma espessura temporal de mais de 2200 anos, e como observadora externa, podia apreender a fragilidade do ser humano na doença e a capacidade mobilizadora da fé na projecção de futuro.

 

 

Exposição patente de 25 de Setembro 2015 a 2 de Janeiro 2016.

 

Entrada Livre

 

26 de Setembro – CREIRO

 

15h00 – Visita guiada à estação romana do Creiro – Arrábida por Carlos Tavares da Silva. Partida do MAEDS.

 

 

Pontos de encontro:

15H00- Partida do MAEDS (Av. Luísa Todi, 162, Setúbal)

15h20- Estação arqueológica do Creiro, Portinho da Arrábida

 

Participação gratuita

 

 

27 de Setembro – CHIBANES

 

15h00 – Visita guiada ao castro de Chibanes e aos hipogeus da Quinta do Anjo por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares. Partida do MAEDS. Colaboração Synapsis.

 

Pontos de encontro:

15H00- Partida do MAEDS (Av. Luísa Todi, 162, Setúbal)

15h20- Rodoviária de Palmela

Participação gratuita

 

Org. MAEDS e AMRS