Três meses depois da APA se ter pronunciado negativamente sobre a construção do Terminal de Contentores do Barreiro, vem o governo, apoiado pelo executivo minoritário do PS na CMB, declarar o abandono deste projecto estruturante para o Concelho.

Confirmando uma estratégia que não prevê o desenvolvimento do Barreiro, o governo do PS insiste em pôr em causa todas as soluções de futuro que se colocam na Região, afectando em grau maior a contribuição que o Concelho e a Região podem dar para o desenvolvimento económico e social do País.

Foi o caso do recente anúncio do adiamento, pelo menos em uma década, da construção da Terceira Travessia do Tejo.

É o caso da tentativa de imposição do apeadeiro aeronáutico do Montijo, apesar dos evidentes prejuízos para as populações e para a economia, com o simultâneo adiamento da construção do Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

É, agora, o caso do anunciado abandono da Construção do Terminal de Contentores do Barreiro, no dizer de um ministro, sem excluir que daqui a dez anos se possa apresentar novamente um projecto similar.

page1image2798610352
O PCP defende o desenvolvimento da capacidade portuária do Barreiro, instalada e potencial, defendendo consequentemente a instalação deste projecto no Concelho, que para além da criação de emprego que gera, pode dar um contributo decisivo para a regeneração dos antigos espaços industriais abandonados e para a produção nacional e, ainda, muito para além disso, contribuir para a resolução de problemas ao nível das acessibilidades e ambiente, atrair a instalação de novas empresas e potenciar o relançamento dasexistentesnoConcelho.
Assente nestes princípios, a instalação de um Terminal de Contentores no Barreiro, para além de responder, objectivamente, a uma necessidade de expansão do Porto de Lisboa, potenciando o aproveitamento do maior estuário da Europa, localizado bem no centro do maior aglomerado urbano nacional, é um factor de promoção do desenvolvimento económico e social do Concelho, podendo contribuir, decididamente, para o desenvolvimento da Região e do País.
page1image2800470944

Barreiro, 10 de Março de 2020

O Executivo da Comissão Concelhia do Barreiro do Partido Comunista Português