Oficina de Engenharia Natural no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada dia 18 de fevereiro

 

No próximo dia 18 de fevereiro, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina/Câmara Municipal do Barreiro vai promover, no âmbito do Projeto Life Biodiscoveries, uma Oficina de Engenharia Natural, no CEA.

 

Esta oficina, conduzida por Aldo Freitas, da Ecosalix (empresa que desenvolve projetos de Engenharia Natural e Arquitetura Paisagista, reconhecida no mercado), irá ter dois momentos: de manhã (9h30/12h30), será em sala; de tarde (13h30/17h30), os participantes irão para o campo trabalhar algumas técnicas abordadas.

 

A Engenharia Natural é uma boa ferramenta de gestão de espaços naturais, recorrendo a técnicas e práticas em que a componente construtiva são materiais naturais e plantas existentes. Através da Engenharia Natural é possível controlar a erosão, estabilizar taludes e recuperar ribeiras.

 

A participação no workshop não tem nenhum custo associado, contudo o momento da tarde terá um número restrito de participantes.

Pode ser feita a inscrição através do envio de email para life.biodiscoveries@cm-barreiro.pt com nome, endereço eletrónico e contacto telefónico.

 

Público-Alvo: Profissionais nas áreas de Engenharia, Arquitetura Paisagista, Ecologia, Urbanismo, Floresta, Ambiente e Biologia, população em geral.

 

Programa da Oficina:

  1. Sessão teórica (3 horas):
    1. Introdução à Engenharia Natural
    2. Vegetação
    3. Elenco de técnicas

 

  1. Workshop prático (4 horas):

Os formandos são convidados a participar na aplicação prática de diferentes técnicas de engenharia natural (correção torrencial/retenção de sedimentos, estabilização de margens e reabilitação de galeria ripícola), em ecossistema dominado por plantas invasoras.

 

Partilhe esta notícia