Hoje em dia temos ao dispor várias ferramentas que facilitam a quase totalidade das nossas tarefas quotidianas, desde as mais banais, às mais complexas.

Bom exemplo disso é sem dúvida o computador, que no que diz respeito ao trabalho dos médicos-dentistas, permite anular quase na totalidade as complicações que ocasionalmente ocorrem nas cirurgias, e que se tornam dolorosas para os pacientes.

Possibilita, ao nível da medicina dentária, que seja feito por exemplo, um plano cuidado e preciso de todo o tratamento a executar num determinado doente, que será sujeito a um implante.

A este método chamamos Cirurgia Guiada.

Toda a cirurgia é antecipadamente planeada por computador, requerendo-se antecipadamente uma TAC à boça do paciente (dental scan), com base no qual é executado o plano de trabalho do cirurgião. Assim, é possível uma análise minuciosa dos locais do osso mais favoráveis à fixação da prótese, evitando que uma porção maior de gengiva seja intervencionada.

O resultado dessa TAC é processado por computador, reproduzindo-o a 3 dimensões. Dessa forma pode observar-se o crânio do paciente e marcar os referidos locais do osso onde será feita a fixação das estacas de suporte. O desenho final gerado em resultado desta análise, será enviado para uma empresa especializada (na Suécia), que produzirá o molde e o enviará para a clínica, para que seja efetuada a sua aplicação na boca do doente durante uma cirurgia menos demorada do que o habitual, e bastante mais assertiva uma vez que, os locais exatos para fixação na gengiva estão reproduzidos no molde.

Ao tratar-se de um trabalho criteriosamente programado, pode antecipar-se o fabrico da prótese a aplicar, e proceder-se à sua colocação imediatamente após a cirurgia.

Deste modo, as dores, lesões, tempo de cirurgia e período de recuperação do doente, diminuem radicalmente, possibilitando que este vá para casa com um sorriso renovado.

Trata-se no entanto de um processo mais dispendioso, comparativamente ao método convencional, e o recurso ao mesmo nem sempre é possível.

Em suma, o método de trabalho da Medicina Dentária Digital compreende os seguintes aspetos:

-Posicionamento estável e fiável da férula cirúrgica

-Perfuração, colocação do implante segura e eficiente

-Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos

-Colocação da prótese imediatamente após a cirurgia

-Maior conforto e satisfação

-Menos tempo para intervenção

-Satisfação plena das exigências estéticas e funcionais

-Este método de implante é feito de acordo com todas as exigências protéticas

 

Médico Dentista Nuno Alegria

Clínica Médica Dentária Nuno Alegria

Contato: clinicanunoalegria@hotmail.com

Site: http://www.centroimplantologiaalmada.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centroimplantologia.almada

Partilhe esta notícia