Uma das expressões mais usadas no departamento de recursos humanos e diretorias é “Marketing Pessoal”. Além do comportamento e da linguagem dos funcionários, a aparência tem também grande importância na hora de conquistar a tão sonhada vaga de emprego ou mesmo, garantir uma vida profissional promissora dentro da empresa. Os colaboradores representam a imagem da companhia e, consequentemente, os clientes podem confundir a aparência mal cuidada com a qualidade dos produtos e serviços da empresa. É por esta razão que os departamentos de RH avaliam cada candidato e observam atentamente os seus funcionários.

Hoje em dia, o mercado é competitivo e voraz. Para se destacar e crescer numa empresa, os funcionários precisam mostrar competência, desenvolver habilidades múltiplas, assumir responsabilidades e aprimorar o seu marketing pessoal. Dessa forma, é por meio da aparência,  somada a outros aspetos, que surgem melhores oportunidades e competências.

As empresas selecionam funcionários com sorrisos que transpareçam saúde e limpeza, pois além da estética, o sorriso é também um sinal de sociabilidade e simpatia. Colaboradores que trabalham com o sorriso no rosto são interpretados como indivíduos motivados e contentes com a sua função e com o seu ambiente de trabalho. Para isso, nada mais agradável que um sorriso limpo, uniforme e bem cuidado. Não podemos negar que um sorriso mal cuidado pode limitar as possibilidades de cargos e atividade, principalmente aquelas que englobam contacto com o público.

É essencial demonstrar cuidado com a higiene pessoal. E é muito importante ter em atenção alguns aspetos tais como excesso de acne, aspeto desleixado e mau hálito, pois podem ser fatores determinantes para a perda da grande oportunidade de ascensão profissional. O mau hálito pode retrair o convívio social com os colegas de trabalho e clientes, além de causar um aspeto de má assepsia bucal. A origem pode ser um reflexo de patologias bucais, como cáries, gengivite (gengiva inflamada) e outras.

Quantas pessoas sabem hoje em dia o quanto um sorriso pode ser melhorado graças ao desenvolvimento das várias especialidades da medicina dentária? É importante que as pessoas saibam que não é necessário passar a vida toda com um sorriso inadequado e com a desagradável sensação de não estar com uma boa saúde bucal. Talvez fosse oportuno  investigar qual a verdadeira causa da nossa insatisfação com a região da boca. Seriam gengivas inflamadas e com sangramentos frequentes, dentes tortos, escurecidos ou até mesmo a ausência deles? É possível sentir-se melhor em relação ao nosso sorriso e com nós mesmos também, independentemente da idade, sexo, condição económica e extensão do problema.

A moderna medicina dentária, seja ela preventiva, restauradora, estética, reposicionadora ou reconstrutora, pode hoje com toda a certeza promover níveis excelentes de restabelecimento da saúde bucal. Podemos atualmente melhorar muito a aparência dos nossos sorrisos, a mastigação dos alimentos e até mesmo a nossa capacidade de fonação das palavras. Juntando-se  portanto o valor atribuído a qualidade dos alimentos ingeridos e a importância da saúde bucal podemos afirmar que literalmente, uma boa saúde começa pela boca.

Médico Dentista Nuno Alegria

Clínica Médica Dentária Nuno Alegria

Contacto: clinicanunoalegria@hotmail.com

Site: http://www.centroimplantologiaalmada.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centroimplantologia.almada

Partilhe esta notícia