Campeonato da 1.ª Divisão Distrital da AF de Setúbal

Jogos da 28.ª Jornada

Beira-Mar Almada vs GD Alfarim

Almada vs U. Santiago

Sesimbra vs     Palmelense

Amora vs Olímpico Montijo

Charneca Caparica vs Comércio e Indústria

Arrentela vs    Alcochetense

O Grandolense vs Barreirense

Monte Caparica vs União Banheirense

Antevisão da Jornada

Este domingo, dia 17 de Maio de 2015, disputa-se a 28.ª jornada do campeonato da 1.ª divisão distrital de futebol da AF de Setúbal. A três jornadas do final da competição nada está decidido quanto a quem será o campeão distrital da época 2014/2015. O Barreirense é líder com dois pontos de vantagem sobre o 2.º classificado Amora. Na parte inferior da tabela classificativa o Arrentela já desceu de divisão restando saber quem será a equipa que acompanhará a equipa da margem sul na despromoção, dúvidas que poderão ser desfeitas após a realização desta jornada. No campeonato da 2.ª divisão distrital os Pescadores têm um lugar garantido na 1.ª divisão distrital da próxima época e duas equipas lutam pelo 2.º lugar que também dá acesso à subida (AD Quinta do Conde e Vasco da Gama Sines). Vejamos jogo a jogo o que esta jornada nos reserva:

Beira-Mar Almada vs GD Alfarim –Após o empate caseiro no dérbi do passado domingo frente aos vizinhos do Almada, o Beira-Mar 11º classificado com 27 pontos, volta a jogar na condição de visitado recebendo o GD Alfarim. A manutenção está à vista e pode ser materializada já nesta jornada, bastando para tal, que o Beira-Mar conquiste pontos. Mesmo em caso de derrota e dependendo de outros resultados, os almadenses poderão festejar.

Almada vs União Santiago – No Campo do Pragal, o Almada 10.º classificado com 35 pontos, recebe o União Santiago do Cacém, 4.º classificado com 47 pontos. Ambas as equipas já têm a sua posição definida, o que significa que poderemos assistir a um jogo aberto de parte a parte, sem preocupações quanto ao desfecho final da partida em que a vitória poderá pender para qualquer um dos conjuntos. Relembre-se que ambas empataram na jornada passada, um resultado que bem se pode repetir nesta ronda.

Sesimbra vs Palmelense–No Vila Amália, em Sesimbra, vamos ter um jogo de fortes emoções entre duas equipas que lutam pela manutenção. O Sesimbra é 14º classificado com 24 pontos e o Palmelense é 15º com 19 pontos. Cinco pontos separam as duas equipas, o que significa que caso o Sesimbra vença, o Palmelense ficará condenado à descida de divisão fazendo companhia ao Arrentela. Ao inverso, uma vitória da equipa de Palmela deixará tudo em aberto para as duas jornadas finais. É o jogo do tudo ou nada para a formação de Edú Machado (treinador do Palmelense).

Amora vs Olímpico Montijo –No Campo da Medideira, o Amora tem forçosamente que conquistar a vitória frente aos montijenses do Olímpico. Após o empate em Setúbal, os comandados de Pedro Amora, viram o Barreirense isolar-se no comando da classificação com dois pontos de vantagem e como tal, a margem de erro é nula. Por sua vez o Olímpico na jornada passada reacendeu as esperanças da permanência ao golear o Sesimbra, um adversário directo na luta pela manutenção. Quiçá a formação montijense garantiu nesse jogo objectivo. O Amora parte como favorito à conquista dos 3 pontos em disputa mas por certo vai encontrar dificuldades em ultrapassar o adversário que procurará causar alguma surpresa no desfecho final do encontro.

Charneca Caparica vs Comércio Indústria – No Campo do Cassapo, o 13º classificado Charneca da Caparica com26 pontos recebe o tranquilo Comércio Indústria, 8º classificado com 40 pontos. A equipa de Élio Santos, ainda não está livre do perigo da descida pelo que este confronto com os setubalenses assume foros de capital importância. Uma vitória da equipa charnequense significará a tranquilidade e a conquista de um lugar entre as equipas que disputarão o campeonato da 1.ª distrital da próxima época. O Comércio Indústria vai entrar em campo relaxado e apostado em surpreender o seu adversário.

Arrentela vs Alcochetense – No Campo da Boa Hora, na Arrentela, o último classificado e já com guia de marcha para a 2ª divisão distrital, recebe o 3º classificado Alcochetense. Um jogo onde a equipa do Arrentela vai entrar em campo apenas para não cometer falta de comparência, já que do ponto de vista desportivo a vitória irá sorrir com toda a certeza à equipa de Alcochete. Os arrentelenses suspiram pelo fim da prova.

O Grandolense vs Barreirense – No Municipal de Grândola, o jogo grande desta 28ª jornada. Deslocação difícil do líder do campeonato a terras alentejanas para defrontar um Grandolense em grande forma nesta parte final da prova. Um teste decisivo para a equipa do Barreiro consolidar ou não o estatuto de maior favorito à conquista do título distrital 2014/2015. Faltam 3 finais e esta é uma das mais importantes para a equipa de Pedro Duarte, que se vai apresentar em campo disposta a mostrar todo o seu valor e a boa fase que atravessa. Não vai ser pêra-doce porque o Grandolense mostrou ao longo da prova ser uma equipa capaz de bater qualquer adversário e este jogo frente ao 1º classificado pode trazer motivação extra aos jogadores. O Barreirense não se pode descuidar porque o Amora está à espreita…

Monte da Caparica vs União Banheirense – A União Desportiva e Cultural Banheirense, actual7.ª classificada da geral com 40 pontos (11 vitórias/7 empates/ 9 derrotas) e já com a permanência garantida, desloca-se ao Campo de Jogos Rocha Lobo, para defrontar o Monte da Caparica, 9.º classificado com 38 pontos (9 vitórias/8 empates/10 derrotas). A equipa do concelho da Moita vem de uma derrota caseira na jornada passada frente ao Grandolense, e por certo quererá rectificar esse mau resultado e conquistar um resultado positivo nesta deslocação ao Monte da Caparica. Em caso de derrota a equipa Banheirense é ultrapassada na classificação pelo seu adversário.

 

Campeonato da 2.ª Divisão Distrital

Jogos da 11.ª Jornada

Paio Pires vs  AD Quinta do Conde

GD Lagameças vs Estrela St. André

Vasco da Gama Sines vs Pescadores

Alcacerense vs Moitense

 

Antevisão da Jornada

Alcacerense vs Moitense –O União Futebol Clube Moitense viaja até Alcácer do Sal para defrontar o Alcacerense. Classificada no 5º lugar com 28 pontos (6 vitórias/0 empates/5 derrotas) a equipa da Moita que perdeu nas duas últimas jornadas, já está afastada dos dois primeiros lugares que dão acesso à subida de divisão. O Alcacerense é 6º classificado com 13 pontos (1 vitória/3 empates/7 derrotas). Estamos a três jornadas do final do campeonato e este será um jogo apenas para se cumprir calendário. Na 1.ª volta o Moitense venceu no Juncal o Alcacerense por duas bolas a zero.

Paio Pires vs AD Quinta do Conde – No Campo Vale da Abelha, o Paio Pires já afastado da luta por um dos dois lugares da subida recebe o 2º classificado AD Quinta do Conde. Os quintacondenses têm uma vantagem de dois pontos sobre o 3º classificado Vasco da Gama Sines, quando faltam 3 jornadas para o final do campeonato. Um teste difícil para a equipa de Manuel Pinéu, que está num excelente momento de forma e vai entrar em campo disposta a conquistar pontos e a manter a 2ª posição. Os paiopirenses tudo irão fazer para bater o pé ao seu adversário e darem uma melhor imagem do que aquela que têm dado na 2ª fase.

Vasco da Gama de Sines vs Pescadores – Grande jogo em perspectiva no Municipal de Sines. O Vasco da Gama está envolvido na luta pela subida, os Pescadores estão quase lá. A equipa da Costa da Caparica vai tentar manter a sua invencibilidade e caso vença o título de campeão da 2.ª distrital fica logo ali ao virar da esquina. Por sua vez, o Vasco da Gama vai querer vencer e esperar que o seu adversário directo na luta pela subida, a AD Quinta do Conde, perca pontos na partida frente ao Paio Pires.

GD Lagameças vs Estrela Santo André – No pelado das Lagameças, jogo entre duas equipas sem aspirações a nada. Um jogo para cumprir calendário havendo a curiosidade de saber se será desta que o Lagameças vai conseguir pontuar pela primeira vez nesta 2ª fase do campeonato. A equipa do litoral alentejano vai procurar obter a sua 2ª vitória.

João Maria

Partilhe esta notícia