Campeonato da 1.ª Divisão Distrital de Futebol da AF de Setúbal

Jogos da 29.ª Jornada

Barreirense – Monte da Caparica

Palmelense – Amora

Sesimbra – GD Alfarim

Alcochetense – O Grandolense

Comércio Indústria – Arrentela

Olímpico Montijo – Charneca Caparica

Santiago – Beira-Mar Almada

Banheirense – Almada

Antevisão da Jornada

A época desportiva 2014/2015 caminha para o seu epílogo. Estamos apenas a duas jornadas do fim dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão distrital da AF de Setúbal. Neste domingo, dia 24 de Maio, vamos ter a 29.ª jornada (penúltima) do campeonato principal, uma jornada que se antevê emotiva e que poderá começar a definir as contas finais do campeonato. Vejamos jogo a jogo o que este domingo de futebol distrital nos reserva:

Barreirense vs Monte da Caparica – Na Verderena, o líder do campeonato tem mais uma final rumo ao título de campeão distrital. O Barreirense apenas depende de si próprio para alcançar o objectivo da subida de divisão, bastando para tal, que vença os dois jogos finais o primeiro dos quais frente ao Monte da Caparica, actual 7º classificado. A equipa de Pedro Duarte parte como favorita pois joga em casa e vai ter o apoio dos seus adeptos que funcionarão como um 12.º jogador. O adversário mostrou ao longo da época ser uma boa equipa, alternando por vezes o bom com o mau, mas a realizar uma época bastante positiva e com o objectivo da manutenção à muito garantido pelo que, vai entrar em campo descontraído sem nada a perder, e poderá criar dificuldades ao seu opositor.

Palmelense – Amora – No pelado do Cornélio Palma, uma partida decisiva para Palmelense e Amora. A equipa da casa está praticamente condenada à descida de divisão, só um milagre poderia salvar a equipa de Edú Machado. O Palmelense teria que ganhar e esperar que o Sesimbra perdesse para levar para a última jornada a decisão de qual dos dois desceria. Ao invés, o Amora ainda sonha com a subida. A equipa de Pedro Amora está a dois pontos do líder pelo que só um resultado lhe pode interessar, a vitória. Caso contrário, poderá ser o fim do sonho. A diferença de valores entre as duas equipas é grande, o Amora é mais forte mas para sair de Palmela com os desejados 3 pontos vai ter que suar pois o adversário promete luta e recusa jogar a toalha ao chão.

Sesimbra vs GD Alfarim – No Vila Amália vamos ter um dérbi entre vizinhos do concelho de Sesimbra. Um jogo de capital importância para o Sesimbra para se manter na 1.ª distrital, em que o resultado final deste jogo poderá não ter qualquer influência caso o Palmelense não consiga vencer o Amora, aí a manutenção está garantida para a equipa de Ricardo Pardal. O GD Alfarim, 4.ºclassificado, foi uma das boas surpresas da prova ao fazer um excelente campeonato e ter andado sempre nos lugares da parte cimeira da tabela classificativa. O meu prognóstico vai para um empate, com a certeza de que no final os jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos do Sesimbra, vão festejar a manutenção.

Alcochetense vs O Grandolense – No Campo António Correia Fonim, em Alcochete, um bom jogo em perspectiva entre duas equipas recheadas de excelentes executantes. O Alcochetense vai terminar o campeonato na 3.ª posição, o objectivo da subida ficou adiado para a próxima época restando para consolo das hostes alcochetenses a possível conquista da Taça AF de Setúbal. por sua vez o Grandolense também chegou a prometer ir longe e intrometer-se na luta pelo 1.º lugar mas claudicou em momentos chave da época e ocupa o 6.º lugar. A equipa de José Pedro tem feito uma boa parte final de campeonato e por certo quererá despedir-se dos seus adeptos com uma vitória. O Grandolense mostrou ao longo da época ser um conjunto capaz de surpreender qualquer adversário e será por certo esse o pensamento da equipa de Tó-Manel. Vaticino a vitória do Alcochetense.

Comércio Indústria vs Arrentela -. No Campo da Bela Vista em Setúbal, os setubalenses do Comércio Indústria recebem o já despromovido Arrentela. A equipa de Carlos Ribeiro à muito que alcançou o objectivo da permanência e ocupa actualmente o 10º lugar apesar de já ter andado mais acima na classificação. Um jogo que marcará o adeus caseiro a esta época desportiva que significará mais 3 pontos para o Comércio O Arrentela à muito que desistiu de lutar.

Olímpico Montijo vs Charneca Caparica – No Campo da Liberdade, no Montijo, o Olímpico com a manutenção praticamente garantida recebe o Charneca da Caparica, que já tem a mesma concretizada. Um jogo entre duas equipas que tiveram grandes dificuldades ao longo da temporada, ambas andaram sempre pela parte inferior da tabela e vão ter o prémio merecido pela recuperação que encetaram e que lhes irá permitir a manutenção. Para ficarem totalmente a cobro de qualquer surpresa os montijenses apenas precisam de pontuar. Vaticino uma vitória da equipa aldegalega, mas não afasto a hipótese de no final as duas equipas terminarem empatadas. Vai haver festa no Liberdade…

União Santiago vs Beira-Mar Almada – No Campo Miróbriga em Santiago do Cacém, defrontam-se o União Santiago ( 5º classificado) e o Beira-Mar Almada (12º classificado). Um jogo de final de época entre duas equipas com as suas posições definidas, ambas voltaram a encontrar-se na próxima época. A jogar em casa a equipa de João Direito é favorita a vencer, mas os almadenses mostraram ao longo da época ser uma equipa com apetência para os empates. De qualquer modo, a equipa alentejana é mais forte que o adversário e tem tudo para se despedir da sua massa associativa com uma vitória.

União Banheirense vs Almada – O União Banheirense recebe no Municipal do Vale da Amoreira, o Almada Atlético Clube. A equipa do concelho da Moita, que ocupa a 8.ª posição da tabela classificativa com 40 pontos (11 vitórias/7 empates/ 10 derrotas), perdeu as duas últimas partidas disputadas em casa (Charneca Caparica 1-2 e Grandolense 2-3) e vem de uma derrota no terreno do Monte Caparica (1-2), num jogo em que viu dois dos seus jogadores expulsos. O Almada, que é logo a seguir ao Monte da Caparica, a equipa com mais empates no campeonato, é 10.º classificado com 36 pontos (9 vitórias/9 empates/10 derrotas) e tem a manutenção garantida. Rui Fonseca, treinador da equipa da Baixa da Banheira, por certo quererá que a sua equipa se despeça dos seus associados nos jogos em casa nesta época desportiva 2014/2015 com uma vitória, e chegar se possível ao 7º lugar obtido pela União Banheirense na época passada.

Campeonato da 2.ª Divisão Distrital

Jogos da 13.ª Jornada

Moitense – Pescadores

Alcacerense – Paio Pires

Estrela Santo André – Vasco da Gama Sines

AD Quinta do Conde- GD Lagameças

Antevisão da Jornada

Moitense vs Pescadores – O União Futebol Clube Moitense, 5.º classificado com 31 pontos (7 vitórias/0 empates/5 derrotas) recebe no Campo do Juncal, os Pescadores. A equipa da Costa da Caparica ocupa o 1.º lugar da tabela classificativa com 44 pontos (9 vitórias/3 empates/0 derrotas), já garantiu a subida de divisão e será com toda a certeza o campeão distrital desta época 2014/2015. Um jogo onde a equipa de Nuno Paulino procurará acabar com a invencibilidade da equipa caparicana e despedir-se da melhor forma da sua massa associativa nesta época onde ficou a sensação que a equipa moitense poderia ter ido mais longe e concretizado o sonho da subida. A título de curiosidade refira-se que o Moitense foi uma das poucas equipas a conseguir vencer os Pescadores, ao triunfar por duas bolas a zero no jogo da 1.ª fase disputado no Juncal.

Alcacerense vs Paio Pires – No Municipal de Alcácer do Sal, jogo para cumprir calendário entre o Alcacerense e o Paio Pires. A equipa Alcacerense constituída maioritariamente por jogadores jovens apenas conseguiu uma vitória nesta 2.ª fase da prova. O Paio Pires vai terminar a época com um amargo de boca por não ter conseguido os objectivos de conquistar um dos dois lugares que lhe permitissem regressar ao convívio dos maiores da 1.ª distrital. Os paiopirenses com maior ou menor dificuldade vão trazer na bagagem os 3 pontos em disputa.

Estrela Santo André vs Vasco da Gama Sines – No Campo do Castelo em Vila Nova de Santo André, vamos ter dérbi do litoral alentejano. Um jogo sempre apetecido e aguardado com expectativa pelos adeptos das duas equipas. O Estrela anseia pelo final da prova numa época não muito conseguida. O Vasco da Gama tem que vencer forçosamente esta partida para levar para a derradeira jornada a discussão com a AD Quinta do Conde pela conquista do ambicionado 2.º lugar que dá acesso à subida.

AD Quinta do Conde vs GD Lagameças – No António Xavier de Lima, o 2.º classificado AD Quinta do Conde recebe o GD Lagameças. A equipa de Manuel Pinéu esta bem posicionada para garantir a subida, dependendo apenas de si própria para o conseguir. Esta partida é para vencer e por certo é isso que vai acontecer na Quinta do Conde. Excelente 2.ª volta da equipa quintacondenses e o sonho quase a concretizar-se.

João Maria

Partilhe esta notícia