Campeonato da 1.ª Divisão Distrital de Futebol da AF Setúbal

Jogos da 22.ª Jornada

Amora – Beira-Mar Almada

Comércio Indústria – Alcochetense

Arrentela – Monte Caparica

Sesimbra – U. Santiago

Charneca Caparica – Almada

O Grandolense – GD Alfarim

Olímpico do Montijo – Barreirense

Palmelense – U- Banheirense

Antevisão

Amora vs Beira-Mar Almada – No Campo da Medideira, o líder da distrital recebe os almadenses do Beira-Mar. Um jogo onde a equipa de Pedro Amora, moralizada com a ascensão ao 1.º lugar na passada jornada devido ao “tropeção” do Barreirense em casa frente ao Comércio e Industria, assume-se como grande favorita à vitória e à conquista de mais 3 pontos preciosos para o objectivo da subida. O Beira-Mar vem de uma vitória e continua à procura de pontos com vista a garantir a manutenção.

Comércio e Indústria vs Alcochetense – No Campo da Bela Vista, em Setúbal, o 4.º classificado Comércio e Indústria recebe o 3.º classificado Alcochetense. Os setubalenses estão a fazer uma excelente temporada, vêm de uma magnífica vitória no Barreiro, e já deram provas que podem vencer qualquer adversário. O Alcochetense com a derrota em Alfarim disse praticamente adeus ao sonho, se é que ainda tinha, de chegar ao fim do campeonato no 1.º lugar. Espera-se um jogo equilibrado entre duas boas equipas que nada têm a perder.

Arrentela vs Monte da Caparica – No Campo da Boa Hora, o lanterna vermelha do campeonato recebe a visita do 7.º classificado Monte da Caparica. A vida está difícil para os arrentelenses para quem espreita o espectro da descida de divisão pelo que é hora do tudo ou nada. Uma vitória poderia trazer um ânimo extra, mas uma derrota frente a uma equipa já com a manutenção garantida, será o descalabro.

Sesimbra vs U. Santiago – No Campo Vila Amália, o Sesimbra colocado na 11.ª posição, recebe o 6.º classificado U. Santiago. A jogar no seu reduto os sesimbrenses vão procurar somar pontos para subirem na classificação geral. Defrontam a tranquila equipa de Santiago do Cacém, que vem de uma vitória na jornada passada, mas que está longe do fulgor da 1.ª volta onde chegou a estar no 1.º lugar e a prometer uma grande época em que  o título pairaria no horizonte.

Charneca Caparica vs Almada – No Campo do Cassapo, o 14.º classificado Charneca recebe a visita do 10.º classificado Almada. Jogo entre vizinhos, jogo importante para ambas as equipas separadas por 3 pontos na pauta classificativa. A equipa da casa vem de um empate e o Almada vem de uma copiosa derrota frente ao Amora. Em caso de vitória os charnequenses apanham o adversário e dão um importante passo com vista à manutenção.

O Grandolense vs GD Alfarim – No Municipal de Grândola, defrontam-se o 9.º classificado Grandolense e o 5.º classificado Alfarim. Duas equipas tranquilas, com a manutenção garantida a puderem praticar um futebol aberto e a proporcionarem um bom espetáculo caso se entreguem ao jogo de alma e coração. Uma partida onde o fator casa pode ser decisivo no desfecho final da mesma, mas o Alfarim vai ao Alentejo disposto a trazer pontos na bagagem.

Olímpico do Montijo vs Barreirense – No Campo da Liberdade, no Montijo, o Olímpico 12.º classificado recebe a visita do vice-líder. Um jogo entre dois históricos do futebol distrital, e de capital importância para ambos. Os montijenses lutam pela manutenção, os barreirenses lutam pela subida. Apesar de o seu adversário ser mais forte a equipa de Ricardo Balegas, que atravessa um bom período de forma, vai entrar em campo disposta a contrariar o favoritismo contrário e a alcançar um resultado positivo. O Barreirense por seu lado, depois de ser ultrapassado pelo Amora, não pode pensar noutro resultado que não seja a vitória para não perderem de vista a equipa amorense da qual estão a dois pontos de distância.

Palmelense vs U. Banheirense – A UDC Banheirense desloca-se ao pelado do “ Cornélio Palma” para defrontar o Palmelense Futebol Clube. Moralizada com as duas vitórias obtidas nas duas últimas jornadas frente ao Comércio Indústria (f) e Olímpico Montijo (c), ambas pelo mesmo resultado (1-0), a equipa de Rui Fonseca, colocada na 8.ª posição da tabela classificativa (31 pts) e com a manutenção praticamente garantida, procura a terceira vitória consecutiva frente a uma equipa do Palmelense, em situação aflitiva na classificação onde ocupa a 15.ª posição (penúltima) com 13 pts. A equipa de Edu Machado joga em casa e nesta altura do campeonato é imprescindível somar pontos se ainda quer acalentar o sonho da manutenção.

Campeonato da 2.ª Divisão Distrital

Jogos da 6.ª Jornada

Pescadores – Moitense

Paio Pires – Alcacerense

Vasco da Gama Sines – Estrela Santo André

GD Lagameças – AD Quinta do Conde

 

Antevisão

Pescadores vs Moitense – No campeonato da 2.ª divisão distrital disputa-se a 6.ª jornada da 2.ª fase. O Moitense tem uma deslocação difícil ao terreno do líder Pescadores, guia isolado do campeonato com 29 pts. A equipa de Nuno Paulino vem de uma vitória e de uma boa exibição frente ao Alcacerense (2-0), que permitiu manter acesa a chama do sonho da subida. O Moitense está colocado no 5.º lugar com 19 pts, portanto a 10 de diferença do seu adversário de domingo, mas a apenas 5 pontos do 2.º classificado AD Quinta do Conde. Esperam-se grandes dificuldades para o clube da Moita perante um forte adversário que se apresenta como o mais forte candidato à conquista do título de campeão, mas convém lembrar que na 2.ª volta da 1.ª fase os Pescadores baquearam no Campo do Juncal (0-3).

Paio Pires vs Alcacerense – No Campo Vale da Abelha, o Paio Pires atual 3.º classificado recebe a visita do 7.º classificado Alcacerense. Depois do despiste na jornada anterior na Quinta do Conde, que custou a perca do 2.º lugar, os paiopirenses pretendem regressar às vitórias e assim, não se atrasarem para os dois primeiros classificados. O Alcacerense, uma formação com muita gente jovem, ainda não venceu nesta 2.ª fase tendo empatado por duas ocasiões. A equipa da casa parte para este jogo como favorita.

Vasco da Gama Sines vs Estrela de Santo André – No Municipal de Sines, o Vasco da Gama, atual 4.º classificado recebe a visita dos vizinhos de Santo André. Um dérbi do litoral alentejano em que o Vasco da Gama vai procurar levar de vencida o seu adversário pois tem os olhos postos na subida de divisão. Por sua vez, os estrelistas vêm de uma vitória e vão entrar em campo dispostos a lutar pelos 3 pontos em disputa sabendo que a pressão de vencer está do lado dos sineenses.

GD Lagameças vs AD Quinta do Conde – No Campo Adelino Cais Esteves, o Lagameças, lanterna vermelha do campeonato recebe a visita do 2º da classificação AD Quinta do Conde. A equipa de António Estrela continua à procura de somar os primeiros pontos nesta fase mas a equipa de Manuel Pinéu está em excelente momento de forma, ocupando a segunda posição que caso o campeonato terminasse agora garantiria a subida à 1.ª distrital da próxima época.

João Maria