Campeonato da 1.ª Divisão Distrital de Futebol

Jogos da 26.ª Jornada 

Palmelense vs Olímpico Montijo

Sesimbra vs Comércio e Indústria

Amora vs Alcochetense

Charneca Caparica vs Barreirense

Arrentela vs União Banheirense

O Grandolense vs U. Santiago

Monte Caparica vs Beira-Mar Almada

Almada vs GD Alfarim

Antevisão da Jornada

Este domingo, dia 03 de Maio, as emoções do futebol distrital vão estar ao rubro nos campeonatos da 1.ª e 2.ª divisão distrital de futebol, agora que entramos na fase de todas as decisões com o aproximar do final da época desportiva 2014/2015. Analisemos jogo a jogo a jornada do fim-de-semana:

Palmelense vs Olimpico do Montijo – O regresso do Palmelense ao “velhinho” pelado do Cornélio Palma, tem-se revelado negativo para a equipa de Edu Machado, penúltima classificada do campeonato, que a cinco jornadas do fim é uma série candidata à descida de divisão. Enquanto à vida à esperança pensarão os palmelenses, e como tal, este jogo frente aos montijenses é decisivo. O Olímpico é antepenúltimo classificado, detém uma vantagem de 7 pontos sobre a equipa de Palmela, e também está em zona perigosa com o espectro da descida no ar. Um jogo do tudo ou nada em que qualquer uma das equipas está proibida de perder.

Sesimbra vs Comércio Indústria – No Vila Amália, jogo entre equipas de concelhos vizinhos. O aflito Sesimbra recebe o tranquilo Comércio Indústria. Os sesimbrenses não têm estado bem nesta segunda metade do campeonato, têm revelado fragilidades e o 13.º lugar que ocupam não é de todo sinónimo de que a manutenção está garantida. A equipa setubalense parece já desligada do campeonato, na jornada passada uma goleada sofrida em casa frente ao Palmelense. O Sesimbra precisa dos 3 pontos em disputa, mas para que tal aconteça precisa de melhorar o seu rendimento e mostrar que quer manter-se na 1.ª distrital. O Comércio por certo vai querer limpar a má imagem da jornada passada e jogar para vencer.

Amora vs Alcochetense– Na Medideira, o jogo grande da jornada coloca frente-a-frente o 2º e o 3º classificado. O Amora está na luta juntamente com o Barreirense, pela disputa do título distrital e como tal, só a vitória interessa nesta primeira de cinco finais. O Alcochetense, que está a 7 pontos dos líderes sabe que só um milagre lhes permitiria ultrapassá-los nesta recta final. Um jogo que se adivinha equilibrado dado o valor das duas equipas, uma partida que se espera de bom futebol e de golos, e que no final vença o melhor. Um enorme teste para a equipa de Pedro Amora, que vai procurar somar os 3 pontos e esperar que o Barreirense tenha um deslize na deslocação à Charneca da Caparica.

Charneca Caparica vs Barreirense – Deslocação difícil do líder Barreirense ao Campo do Cassapo, na Charneca da Caparica. A equipa da casa obteve um importante triunfo na jornada anterior no terreno do União Banheirense e vai complicar a vida ao seu adversário. Os caparicanos ainda estão a lutar pela manutenção. O Barreirense está na pole position para vencer a corrida do título e apenas depende de si próprio para cortar a linha da meta em primeiro lugar. Mas, o percurso até final tem alguns obstáculos que os barreirenses vão ter que contornar, a começar já neste jogo.

Arrentela vs União Banheirense – A União Desportiva e Cultural Banheirense, actual 8.ª classificada da geral com 37 pontos (10 vitórias/7 empates/ 8 derrotas) desloca-se ao terreno do lanterna vermelha Arrentela (8 pts= 2 vitórias/2 empates/ 21 derrotas). Vinda de duas derrotas consecutivas frente ao Amora (0-3) e ao Charneca Caparica (1-2), a equipa de Rui Fonseca, vai procurar rectificar esses dois resultados negativos, regressando aos triunfos frente a um adversário que está praticamente condenado à descida de divisão. Em caso de vitória, e a quatro jornadas para o final do campeonato, a permanência que está praticamente garantida, será definitivamente confirmada para a equipa do concelho da Moita.

O Grandolense vs União Santiago – No Municipal de Grândola, duelo entre vizinhos e “rivais”. Umconfronto entre duas equipas que nada têm a perder pois ambas têm as suas posições definidas na tabela classificativa no que respeita à certeza de que ambas estão completamente tranquilas e apenas esperam pelo final de época. Grandolense e União Santiago, foram em dada altura da época, protagonistas pela positiva chegando inclusive a passar pela liderança do campeonato e prometendo intrometer-se na luta pelo título. Do sonho à realidade foi um pequeno passo e viram esvair-se as suas pretensões. Será sem dúvidas, um embate de “compadres” apetecido em que as duas equipas a realizarem uma boa ponta final de campeonato, vão procurar jogar de forma desinibida à procura da vitória.

Monte da Caparica vs Beira-Mar Almada –Numa jornada de muitos jogos com intervenientes próximos uns dos outros (geograficamente) é natural que haja uma sadia competição e fervor clubístico a rodear a partida que vai opor o Monte da Caparica aos vizinhos de Almada. A equipa caparicana tem a manutenção praticamente garantida mas o seu adversário não. A derrota caseira do Beira-Mar frente ao Grandolense veio complicar um pouco as contas pelo que este jogo é importantíssimo. O Monte da Caparica por jogar na sua casa é favorito mas o adversário vai disposto a lutar por um resultado positivo e assim conseguir amealhar preciosos pontos para as contas finais do campeonato.

Almada vs GD Alfarim – O Almada volta a jogar pela segunda vez consecutiva no seu reduto. Na semana passada um empate frente ao Monte da Caparica, não foi o mais desejado mas valeu um pontito precioso para os objectivos da manutenção. Nesta ronda o adversário dá pelo nome de Alfarim, uma equipa acomodada na classificação que vem de um empate caseiro frente ao Olímpico do Montijo.A pressão de vencer vai estar do lado dos almadenses, mas todo o cuidado é pouco frente a uma das boas formações do campeonato que vai jogar desinibida sem nada a perder e que pode regressar a casa com um bom resultado. Partida interessante em que o prognóstico quanto ao vencedor só mesmo no final da partida…

Campeonato da 2.ª Divisão Distrital

Jogos da 10.ª Jornada

AD Quinta do Conde vs Moitense

Paio Pires vs Pescadores

GD Lagameças vs Vasco da Gama Sines

Alcacerense vs Estrela St. André     

AD Quinta do Conde vs Moitense – No campeonato da 2.ª divisão distrital é chegada a hora da verdade para o União Futebol Clube Moitense, no que diz respeito ao sonho da subida de divisão. A equipa da Vila da Moita, 5.ª classificada com 28 pts (6 vitórias/ 0 empates/ 3 derrotas), desloca-se ao reduto da AD Quinta do Conde, 2.º da tabela classificativa com 32 pts (6 vitórias/ 2 empates/ 1 derrota), em partida correspondente à 10.ª jornada da 2.ª fase do campeonato. Um jogo de carácter decisivo para as aspirações do Moitense, a quem apenas um resultado interessa: a vitória. A equipa de Nuno Paulino vai apresentar-se na Quinta do Conde moralizada com as três vitórias consecutivas (2-0 Paio Pires/ 2-0 Estrela Santo André/ 2-0 GD Lagameças) que obteve nas três últimas jornadas que lhe conferem o direito de ainda ter uma palavra a dizer quanto à conquista de um dos dois lugares que dão acesso à subida (um desses lugares será com toda a certeza pertença dos Pescadores, guias isolados com 39 pontos). Quatro pontos separam as duas equipas, que podem transformar-se em apenas 1 de vantagem (caso o Moitense vença), ou então 7 de vantagem (vitória da AD Quinta do Conde). Um jogo do tudo ou nada para o Moitense…

Paio Pires vs Pescadores – Grande jogo no Vale da Abelha, em Paio Pires entre dois candidatos à subida. Os invencíveis Pescadores estão muito próximo de se sagrarem campeões, o Paio Pires busca o 2.º lugar para regressar à 1.ª distrital. Os paiopirenses parecem estar a claudicar nesta parte final do campeonato e estão na 4.ª posição mas a apenas 3 pontos do 2.º classificado AD Qª do Conde. Uma partida de carácter quase decisivo para os da casa pois em caso de derrota o objectivo da subida começa a tornar-se uma miragem.

GD Lagameças vs Vasco da Gama Sines– O Lagameças que continua sem qualquer ponto nesta 2.ª fase do campeonato recebe a visita do Vasco da Gama, equipa que ao ganhar ao Paio Pires na ronda anterior, relançou a sua candidatura à subida. Os sineenses com maior ou menor dificuldade vão levar na bagagem os 3 pontos em disputa.

Alcacerense vs Estrela Santo André – No Municipal de Alcácer do Sal, vão encontrar-se duas equipas de valor semelhante que apenas contam uma vitória cada nesta fase. O Alcacerense por jogar em casa é favorito a vencer este encontro. Ambas as equipas devem estar ansiosas pelo final da época…

João Maria

 

Partilhe esta notícia