Um sorriso brilhante está atualmente ao alcance de todos.

Vários são os motivos que podem causar uma alteração na coloração dos seus dentes. O tabaco, o café ou o chá possuem substâncias que mancham o esmalte dentário. Existem no entanto outras causas como, tratamentos com alguns antibióticos durante a formação do dente, fatores inerentes ao processo de envelhecimento, traumatismo dos dentes, entre outros. A resolução deste problema poderá passar pelo polimento da superfície dos dentes ou pigmentação interna dos tecidos dentários.

Primeiramente há que analisar as causas dessa alteração de cor, para melhor selecionar o agente branqueador mais eficaz.

Uma destartarização resultará bastante atenuante para as manchas resultantes da ingestão de alguns alimentos ou causadas por hábitos tabágicos. Alguns dentífricos branqueadores também ajudam a clarear essas manchas de pigmentação. Para casos mais resistentes, será necessário recorrer a um branqueamento profissional. Neste caso, o dentista irá avaliar o grau e o tipo de pigmentação.

Alguns branqueamentos podem ser feitos em casa, claro, sempre sob supervisão do seu médico, que lhe fabricará uma moldeira de branqueamento e fornecerá um gel que utilizará durante uma hora, do dia ou da noite, durante duas semanas, comodamente em sua casa.

Este processo de branqueamento feito no consultório demora entre meia hora a uma hora e é um pouco mais dispendioso e poderá ter de ser aperfeiçoado numa segunda visita. Consiste na aplicação de um gel e um protetor de borracha para as gengivas, sendo depois introduzida uma solução branqueadora e, por vezes, uma luz especial para ativar o agente branqueador.

Algumas técnicas de restauração também permitem disfarçar as manchas, fazendo uso de resinas, compósitos ou facetas de porcelana, cobrindo as superfícies dos dentes manchados.

Quando se utiliza compósito, é necessário primeiro preparar o dente, procedendo a um ligeiro desbaste do mesmo e sujeitando-o depois a uma substância ácida, seguindo-se a colocação de uma resina de cor semelhante à dos outros dentes. Finalmente, procede-se a uma polimerização com uma luz para alisar todo o dente intervencionado.

Caso recorra à utilização de facetas de porcelana trata-se de uma solução mais dispendiosa, mas também a mais resistente. Ao seu dente serão coladas essas mesmas facetas obtidas a partir de moldes tirados especificamente dos seus dentes.

 

Médico Dentista Nuno Alegria

Clínica Médica Dentária Nuno Alegria

Contacto: clinicanunoalegria@hotmail.com

Site: http://www.centroimplantologiaalmada.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centroimplantologia.almada

Partilhe esta notícia