Aos dois pontos do rosto frente aos ouvidos, correspondentes à união entre o osso temporal do crânio e o maxilar inferior, chamamos articulações temporomaxilares. Essas articulações são sustentadas por tendões e músculos, por sua vez responsáveis pelo movimento dos maxilares.

O papel da articulação temporomaxilar e o seu bom funcionamento são determinantes para evitar a fricção entre o maxilar inferior e o crânio. Produz movimentos para a frente, para trás e laterais e sofre elevada pressão durante a mastigação.
Problemas nesta articulação são muitas vezes causados por anomalias anatómicas ou tensões musculares. Fatores de ordem psicológica podem também ser a causa destas perturbações que afetam mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade. Fortes dores de cabeça, dores ao mastigar, estalidos ou bloqueios da articulação, são algumas dessas perturbações.

A avaliação desses  problemas passa  por um exame físico feito por um estomatologista, pressionando um lado da cara ou colocando o dedo mínimo na orelha do doente enquanto este abre e fecha os maxilares. Apalpa também os músculos mastigatórios, com o fim de perceber se causa dor ou sensibilidade a essa pressão bem como deslizamentos na mordida.

Com exames raio-x e injetando contrastes, podem verificar-se anomalias, como deslocamentos internos, e  alguns casos requerem a realização de uma TAC (tomografia axial computadorizada) ou uma ressonância magnética. Muitas vezes, posteriormente ao diagnóstico, os estomatologistas utilizam a eletromiografia para analisar a atividade muscular e controlar o tratamento.

É necessário tratar os problemas causados pela articulação temporomaxilar, se causarem dor, tensão muscular, deslocamento interno, artrite, feridas ou traumatismos, excessiva ou reduzida mobilidade da articulação e anomalias congénitas.

Médico Dentista Nuno Alegria

Clínica Médica Dentária Nuno Alegria

Contacto: clinicanunoalegria@hotmail.com

Site: http://www.centroimplantologiaalmada.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centroimplantologia.almada

Partilhe esta notícia