No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu a Primeira Semana da Saúde Mental, que decorreu de 8 a 12 de outubro, com diferentes iniciativas centradas na saúde mental, com especial enfoque nos “afetos nas suas dimensões” e especificamente nas várias etapas do desenvolvimento do Ser Humano.

 

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental realizou-se uma sessão dedicada aos utentes, que contou com a apresentação de uma peça de teatro e de um momento musical, protagonizado por utentes que são seguidos na associação PERSONA. Houve ainda lugar para alguns destes doentes partilharem as suas histórias de vida para além da doença mental. Centrado na temática dos afetos, os participantes foram convidados a pintar um painel onde expressaram, através de mensagens coloridas, os seus sentimentos sobre a temática.

 

Nos dias 11 e 12 de outubro as I Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBM deram continuidade à temática “Os afetos nas suas dimensões”, servindo de debate a várias áreas como: a psicopatologia e neurociências dos afetos; os afetos no espetro da psicose; os afetos ao longo da vida; e a psico-oncologia dos afetos. Este evento contou com a presença de cerca de 320 participantes entre vários profissionais de saúde e outros profissionais de diferentes áreas tais como a justiça, a educação e outras instituições da comunidade.

 

Durante a Primeira Semana da Saúde Mental realizaram-se outras iniciativas, tais como uma exposição composta por trabalhos realizados por utentes seguidos no CHBM e duas aulas de meditação ativa dirigida aos profissionais de saúde.

Partilhe esta notícia