As autarquias de Palmela e do Montijo vão promover a celebração do Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, com uma série de iniciativas que evidenciam as ofertas turísticas das regiões da península da setúbal, onde se incluí degustação de vinhos e compotas, passeios turísticos e feiras.

Em Palmela, de 26 a 28 de setembro, os interessados poderão visitar a Feira Medieval, na qual poderão assistir a bailes, danças populares, desfiles no centro histórico, jogos tradicionais e eventos de falcoaria, na sexta-feira das 19h à 00h e no fim-de-semana das 15h à 00h.

Esta sexta-feira, os visitantes poderão ainda participar no Show Cooking Pêra e Moscatel de Setúbal. No local estará a produtora Silvina Moreira pronta a desvendar os segredos das compostas de frutos “Doce da Bina”.

No sábado, às 11h a adega Sivipa irá promover visitas guiadas e às 16h30 será a vez da adega José Maria da Fonseca abrir as portas. Os eventos têm entrada livre, no entanto não dispensam a inscrição prévia.

Já mais longe da data que celebra o turismo, este ano sob o tema “turismo e desenvolvimento comunitário”, a 9 de Outubro, o município de Palmela promove o seminário de participação gratuita “Turismo de Natureza: Qualificação, Inovação, Desenvolvimento”, no cineteatro S. João.

Já no caso do Montijo, no sábado a autarquia irá promover a Feira Nacional do Porco, na qual será possível degustar vinhos rosé e carnes frias numa simbiose perfeita entre estes dois produtos da região.

No domingo, entre as 10h e as 12h30, será realizado um passeio turístico que pretende demonstrar a estreita ligação da cidade ao rio, à pesca e às outras atividades económicas ligadas ao tráfego fluvial. O passeio inicia-se no Posto de Turismo, Jardim Casa Mora e vai decorrer no Bairro dos Pescadores, com visita ao Museu dos Pescadores, terminando com um almoço na Feira do Porco. As inscrições (com almoço incluído) custam dez euros.

Recorde-se que em 1979, a Organização Mundial do Turismo, organismo pertencente à ONU, estabeleceu 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a importância do turismo e do seu valor social, cultural, político e económico.

Partilhe esta notícia