A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião de 3 de março, a atribuição de um apoio financeiro de 4 mil euros à Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serráda Arrábida (Arcolsa) para a realização, este ano, do Festival Queijo, Pão e Vinho.

A organização deste evento, a principal montra do que melhor se produz na região, viu-se forçada a cancelar a edição de 2020, com o surgimento da pandemia COVID-19. Este ano, propõe-se realizar o Festival em dois fins de semana: 10 e 11 de abril e 8 e 9 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, em S. Gonçalo, Cabanas, num formato de mercado de produtos regionais, sem os espaços de gastronomia, as animações e as exposições habituais.

Trata-se de um modelo adequado à situação sanitária atual, com distanciamento e limites de lotação no interior do pavilhão principal da Arcolsa, sem provas de vinhos e de produtos, e reduzindo o tempo de permanência no interior do recinto.

Para além da componente física, a organização pretende implementar um evento online, assente na plataforma Wiink, com loja online e app para telemóvel, a qual permitirá que as/os utilizadoras/es digitais possam fazer as suas compras e recolhê-las no recinto, reduzindo o tempo de permanência e beneficiando das promoções que deverão ser criadas para este formato. O evento digital estará ativo desde o início de abril, até meados de maio. 

Consciente de que o impacto da pandemia tem acrescido dificuldades ao escoamento destes produtos de grande expressão identitária e diferenciação, o Município de Palmela entende ser da máxima importância que o Festival regresse, enquanto meio de apoio à economia local e à Arcolsa, associação cujo papel de defesa dos ovinos leiteiros e dos recursos patrimoniais a estes afetos, tem sido de extrema relevância. 

Recorde-se que a organização do Festival Queijo, Pão e Vinho continuou a trabalhar em prol do objetivo de promoção do queijo e dos produtores locais e levou a cabo, em parceria com o Município de Palmela, o lançamento – em dezembro do ano passado – do projeto de valorização da ovelha saloia, a par da venda de produtos associados ao Festival, no Mercado da Aldeia, em Quinta do Anjo e de uma Campanha de divulgação do queijo de Azeitão e dos produtores de Palmela.

CMPalmela