O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Palmela e de uma equipa cinotécnica da Unidade de Intervenção da GNR, participou, na manhã de hoje, dia 16 de março, num exercício na Escola Básica Jardim de Infância de Aires 2017, em Aires – Palmela, com o objetivo de rotinar procedimentos, criar condições para a aquisição de hábitos de segurança e de autoproteção em toda a população escolar, numa situação de sismo.

No teatro de operações deste exercício, decorreu um cenário fictício de um forte abalo sísmico, magnitude de 5,5 na escala de Richter. O abalo fictício provocou vários danos na estrutura do edifício bem como a deslocação e queda de diverso mobiliário, um curto-circuito numa instalação elétrica, provocando ainda um foco de incêndio. De imediato foi acionado o Plano de Segurança Interno da Escola Básica Jardim de Infância de Aires, que levou à evacuação de todo o estabelecimento escolar e à mobilização de todos os agentes de proteção civil. Deste acidente resultaram ferimentos num elemento da população escolar e um desaparecido. No ponto de encontro, um elemento da população escolar, foi acometido de doença súbita elevando assim o número de vítimas para três.

A realização deste exercício teve como principal objetivo testar o Plano de Segurança da Escola Básica Jardim de Infância de Aires, tendo em conta o seu aperfeiçoamento e a participação de todos os Agentes de Proteção Civil na evacuação do estabelecimento, em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade.

Pretende-se, também e através destes exercícios rotinar procedimentos, criar condições para a aquisição de hábitos de segurança e de autoproteção em toda a população escolar.

A GNR colaborou nas ações de resgate e socorro, assegurou a ordem pública, estabeleceu perímetros de segurança e os cortes de vias necessários para a circulação das viaturas de socorro.

Este exercício enquadra-se num conjunto de ações que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela se encontra a levar a efeito, em parceria com a GNR, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, as Corporações de Bombeiros do Concelho e os Estabelecimentos de Ensino.

Partilhe esta notícia