Pediatria renova certificação pela Direção-Geral da Saúde

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), que engloba toda a área de internamento (Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia) e ambulatório (Consulta Externa, Hospital de Dia e Urgência), renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português.

O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

Para a Diretora do Serviço de Pediatria, Dra. Cristina Didelet, este é o reconhecimento de uma gestão de melhoria contínua baseada na qualidade e envolvendo todos os grupos profissionais, com identificação de áreas de melhoria, priorização e planificação de ações para a sua concretização.

Relativamente a desafios futuros, frisa, “vamos manter a nossa determinação no reforço de recursos humanos, atividade científica, novas tecnologias, novos equipamentos e melhoria de instalações que possibilitem a continuidade deste processo de certificação e a estabilidade do cumprimento dos standards. Queremos manter o nível BOM e lançar alicerces sólidos que possibilitem a candidatura ao nível ÓTIMO!”

O Serviço de Pediatria encontra-se certificado desde outubro de 2016. Até 30 de novembro de 2018 registou 655 sessões de Hospital de Dia, mais de 9 mil consultas, cerca de 31.500 atendimentos na urgência e deu alta a 640 crianças e adolescentes.

Fonte:CHBM

Partilhe esta notícia