Com o objetivo de descentralizar a sua atividade cultural, a Câmara Municipal do Montijo leva à Freguesia de Pegões a exposição “Artur Bual: o seu legado artístico no concelho do Montijo”, que será inaugurada no dia 2 de agosto, às 18h00, na sede da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões. 

A mostra dá a conhecer o trabalho deste artista de referência nacional que deixou, na Freguesia de Pegões, um importante conjunto de obras públicas, nos domínios da pintura e da escultura, como é exemplo a peça Homenagem à Agricultura, que se encontra no espaço público junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões. 

Artur Bual, um dos grandes artistas plásticos portugueses da contemporaneidade, teve uma carreira muito marcada pelo expressionismo. O Montijo entrou na sua vida na década de 50 do século passado, quando foi contratado para trabalhar pela Junta de Colonização Interna, exercendo funções de desenhador e envolvendo-se em diversos projetos técnicos e artísticos no Colonato de Pegões. 

As suas pinturas nas igrejas das Faias e de Pegões são bons exemplos do legado artístico e cultural de valor incalculável que Artur Bual deixou ao Montijo, numa ligação estreita entre o artista e o nosso território.

Partilhe esta notícia