De acordo com números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística a economia portuguesa cresceu 0,6 no segundo trimestre face ao primeiro e 0,8 comparativamente com igual período de 2013.
O ministro da Economia, Pires de Lima, em visita ao Porto de Setúbal, garantiu que os números positivos não surpreenderam o governo, que “tem confiado muito na capacidade das empresas nacionais, empresários nacionais e dos gestores e trabalhadores nacionais”. Para Pires de Lima, os dados espelham que Portugal está “numa fase de viragem consistente, mas gradual”.
Pires de Lima, que se fez acompanhar durante a visita pelo secretário de estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Silva Monteiro e pelo secretário de estado do Turismo, Mesquita Nunes, onde efetuaram uma visita aos terminais portuários, guiada pelo Presidente e pelo Vogal da APSS, Vitor Caldeirinha e Seixas da Fonseca, respetivamente. A visita incluiu uma paragem no Terminal de Contentores que apresentou um crescimento de 75%, de janeiro a julho, comparativamente com o período homólogo, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra prevê que o terminal chegue aos 100 mil TEU no final de 2014.
A comitiva visitou ainda Terminal Roll-on Roll-off, onde está em curso um processo de expansão, em mais de cinco hectares, que tornará o terminal um hub ro-ro na ligação entre as rotas do Atlântico e Índico.
A administração do Porto de Setúbal aproveitou a visita do ministro para dar a conhecer a aposta na vertente do turismo náutico, como complemento à atividade portuária comercial, uma aposta que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

 

Ministro da Economia, Pires de Lima, visita o Porto de Setúbal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia