A Amarsul, em colaboração com a Assembleia Municipal de Sesimbra, promoveram no dia 20 de março, o lançamento da ação de educação ambiental “A NOSSA CASA É UM PLANETA”, no Auditório Conde Ferreira em Sesimbra.

O projeto é resultado de um trabalho conjunto das empresas EGF, na qual está inserida a AMARSUL e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

As primeiras sessões deste projeto aconteceram em Sesimbra, no dia 20 de março, no âmbito do Projeto da 15a Assembleia Municipal de Jovens, este ano dedicado ao tema central – “PATRIMÓNIO, CULTURA, FUTURO – A Noss@ Identidade Cultural”. A atividade envolveu 70 alunos de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho. Esta ação de sensibilização marcou o arranque de uma campanha de recolha de resíduos recicláveis de embalagens de plástico, metal e papel/cartão, que se converterão num apoio aos projetos das escolas participantes.

Nas sessões iniciais esteve presente a Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Odete Graça, e a Amarsul esteve representada pela sua Área de Comunicação e Sensibilização.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e 3 filmes projetados em 360o, o que possibilita uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Os filmes contam a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós fazemos nas nossas casas.

Este projeto iniciará em breve um ciclo de apresentações em vários eventos, iniciativas e escolas dos vários ciclos de ensino. A agenda desta iniciativa será disponibilizada em breve, e poderá ser consultada no website da EGF e das empresas que participaram no projeto.

 

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL e URBASER, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

 

Sobre a Amarsul

A Amarsul é o Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo que abrange os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, servindo cerca de 800.000 pessoas. A Amarsul tem como missão adotar soluções adequadas de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos produzidos na Margem Sul Tejo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do país, e para a maximização do bem-estar humano, através da criação de valor. A Amarsul possui três Ecoparques em Palmela, Seixal e Setúbal, sete Ecocentros, uma Eco Transferência, uma Central de Compostagem, uma Central de Valorização Orgânica, dois Sistemas de Aproveitamento Energético de Biogás e uma rede de mais de 3000 Ecopontos. Integra o grupo EGF, uma referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal.

Partilhe esta notícia