Barreiro mantém aposta na simplificação, rapidez e transparência com processo de desmaterialização

A Câmara Municipal do Barreiro informa que já está disponível a Plataforma digital Barreiro Urbanismo On_Line, no sítio https://www.cm-barreiro.pt/p/urbanismo-atendimento-online. Uma ferramenta intuitiva de atendimento virtual destinada à simplificação e agilização de processos urbanísticos, disponível 24 horas por dia, para submissão dos seus pedidos.

No conforto do seu escritório e à distância de um click, após a realização do seu registo, poderá aceder a informação e submeter documentação relacionada com Urbanização e Edificação, Ocupação de Via Pública, Elevadores, Certidões, Benefícios Fiscais e Reabilitação Urbana, Mobilidade e Transportes, entre outros temas que serão sempre acompanhados de um texto de ajuda à medida que passar o cursor nos assuntos pretendidos.

Através de 3 simples passos poderá ver instruído o seu pedido:

  1. Escolher o Formulário/Requerimento;
  2. Carregar o Formulário/Requerimento após o seu preenchimento;
  3. Carregar documentação conexa e submeter de acordo com as regras em vigor.

Esta nova funcionalidade, permitirá que os pedidos sejam recebidos e tramitados, com maior celeridade por parte de todos os intervenientes. Rapidez, simplificação, transparência e maior sustentabilidade ambiental, graças a uma solução informática designada por “ePaper“, que permite a efetiva substituição do papel, são alguns dos objetivos deste processo de desmaterialização que teve início em janeiro de 2020, com a receção em formato digital de todos os pedidos enquadrados no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, e respeitantes a Atividades Económicas diversas.

Há mais de um ano que munícipes, requerentes e projetistas já apresentam processos urbanísticos, apenas numa pen, substituindo resmas de papel, simplificando e acelerando o que costumava ser um processo moroso, complexo, pouco amigo do ambiente e do investimento na cidade, que não se coaduna com os atuais desafios e oportunidades que o Barreiro quer agarrar.

Esta plataforma digital Barreiro Urbanismo On_Line faz parte da aposta da Autarquia na modernização administrativa que quer reduzir para poucos minutos a entrada de elementos no sistema, garantido todas as tarefas necessárias para a entrada, manuseamento, análise, apreciação e cálculos associados aos projetos com segurança total e máximo rigor e simultaneamente permitir que a instrução de um processo possa ocorrer em qualquer parte do globo, sem que o requerente tenha de se deslocar ao Balcão Único.

Segundo o Vereador Rui Braga, “trata-se da finalização de um processo de desmaterialização, importantíssimo para a cidade do Barreiro. Tem sido efetuado de forma faseada, em várias etapas. A que iniciamos hoje é a possibilidade de qualquer empresa submeter um processo urbanístico, de forma cómoda, sem deslocações, graças a um portal online que contém toda a documentação e ajuda necessária“, explicou. “Do ponto de vista da Autarquia, este passo é crucial, não só na qualidade do serviço prestado aos munícipes, mas também, a nível interno de trabalho por permitir que os processos se tornem mais fáceis e rápidos. É o Barreiro do Século XXI, estamos a acompanhar aquilo que queremos que seja uma realidade em toda a CMB“, concluiu.   

Para esclarecimentos adicionais sobre o portal do urbanismo do Barreiro poderá sempre contactar-nos através do email: urbanismo.online@cm-barreiro.pt

Como aceder à plataforma Barreiro Urbanismo On_Line: 

https://www.cm-barreiro.pt/p/urbanismo-atendimento-online

Saiba como entregar processos em formato digital: 

https://www.cm-barreiro.pt/viver/planeamento-mobilidade-gestao-e-regeneracao-urbana/processo-desmaterializacao

+Info.: Balcão Único da CMB, Avenida do Bocage, nº 12, 2830-106 Barreiro| balcao.unico@cm-barreiro.pt  | Urbanismo: 212068120.