Pelo 13º ano consecutivo o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abre as portas e convida alunos, professores e a comunidade em geral a participarem na Semana da Ciência e Tecnologia 2015.

 

O evento decorre de 24 a 27 de novembro e, nesta edição, o IPS conta receber mais de 600 alunos do ensino secundário e profissional nas suas Escolas Superiores de Tecnologia de Setúbal e do Barreiro. No dia 27 de novembro (das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00), o público em geral pode também visitar, mediante marcação, os laboratórios e o espaço interativo sobre o Ano Internacional da Luz da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS.

 

Sob o mote de “Ver, Viver e Experimentar a ciência e a tecnologia” os participantes têm a oportunidade de contatar de perto com os projetos de investigação e os equipamentos ou protótipos desenvolvidos pelos docentes e estudantes do IPS em diferentes áreas cientificas e tecnológicas. A par disso, podem também realizar experiências que permitem analisar a aplicação da ciência e da tecnologia ao quotidiano, saber mais sobre a digitalização em 3D a Laser ou acerca do desempenho de uma bicicleta elétrica e, nos simuladores automóvel e de voo, conduzir um carro e pilotar um avião.

 

Construir pontes de esparguete, analisar as componentes do solo para a construção, medir a resistência de um bloco de betão e ver quais as técnicas utilizadas para a proteção sísmica das estruturas são outras das atividades propostas nesta iniciativa na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS.

 

O programa pretende proporcionar uma experiência única e despertar o interesse dos alunos para as áreas das ciências e tecnologias, informando sobre as Escolas Superiores e os cursos ministrados no IPS neste domínio.

 

A Semana da Ciência e Tecnologia do IPS assinala, também, o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado em Portugal a 24 de novembro, desde 1997.

Partilhe esta notícia