Intercâmbio com a Ucrânia, ao abrigo do programa Erasmus+

Depois do Canadá, em 2017, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) enceta novo projeto de cooperação com um país fora do espaço europeu, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Kiev – Universidade Técnica Nacional da Ucrânia, no âmbito do programa Erasmus+ e da sua ação-chave Internacional Credit Mobility (ICM).

O projeto, que vai permitir a troca de conhecimentos, boas práticas e experiências entre participantes de ambas as instituições de ensino superior, contempla quatro bolsas para pessoal docente e não docente por instituição, no período 2018-2020, tendo como áreas preferenciais de intercâmbio a Engenharia Eletrotécnica, a Internacionalização e a Investigação e Desenvolvimento.

Neste âmbito, encontra-se no IPS em período de mobilidade o professor e investigador Oleksandr Bondarenko, do Departamento de Eletrónica Industrial do Politécnico de Kiev, sendo que foram já selecionados os dois docentes do IPS, Vítor Pires e Armando Pires, ambos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, que vão realizar mobilidade na Ucrânia, no próximo mês fevereiro.

Pretende-se que, com base nos contactos e trabalhos desenvolvidos durante os períodos de mobilidade, seja possível alargar a cooperação entre as instituições parceiras, particularmente no que se refere a trabalhos e projetos de investigação.

Recorde-se que o programa Erasmus+, através do instrumento International Credit Mobility (ICM), passou a oferecer oportunidades de intercâmbio com organizações localizadas fora do espaço europeu, nomeadamente em outras instituições de ensino superior, permitindo assim alargar as áreas geográficas de cooperação do IPS.

Em 2017, foi aprovado um projeto com o Canadá, envolvendo a Centennial College (CC), a mais antiga universidade pública da província de Ontário, e contemplando as áreas automóvel e da aeronáutica. Em 2018, no mesmo âmbito, o IPS estabeleceu acordos institucionais com a Ucrânia e também com o Uzbequistão.

Foto: reunião, no dia 23 de janeiro, com a pró-presidente para a área da Internacionalização e com a direção e coordenação de Mobilidade da ESTSetúbal/IPS

Partilhe esta notícia