Por que o hack do WhatsApp NÃO significa que você deve parar de usar o aplicativo de mensagens

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A reputação do WhatsApp como um dos aplicativos de mensagens mais seguros do mundo sofreu um duro golpe esta semana, quando surgiu que hackers conseguiram instalar spyware nos telefones de alguns usuários simplesmente chamando-os através do aplicativo.



O spyware, desenvolvido pela secreta empresa israelense de segurança cibernética e inteligência NSO Group, permitiu que hackers vasculhassem as chamadas e textos das vítimas, ligassem a câmera e o microfone do telefone e realizassem outras atividades maliciosas.



Eles conseguiram tudo isso apesar da 'criptografia de ponta a ponta' do WhatsApp, o que significa que, quando você envia uma mensagem, ela é codificada e bloqueada com segurança, para que apenas o destinatário possa desbloqueá-la com uma chave especial em seu telefone.



A medida de segurança foi criticada por políticos e agências de inteligência - com ex-secretária do Interior Amber Rudd acusando WhatsApp de fornecer 'um lugar secreto para os terroristas se comunicarem uns com os outros'.

sintomas de covid mais comuns

Mas o que o hack desta semana mostra é que mesmo a criptografia não é suficiente para manter as comunicações online privadas.

Embora a criptografia de ponta a ponta impeça a interceptação de mensagens enquanto viajam pela Internet, ela não impede que hackers que instalaram spyware no dispositivo de um usuário leiam as mensagens depois de descriptografadas.



“A notícia de que uma vulnerabilidade no WhatsApp permitiu que hackers injetassem spyware em telefones demonstra por que a criptografia de ponta a ponta por si só não é suficiente para oferecer a privacidade e a segurança que os usuários esperam”, disse Wai Man Yau, da empresa de segurança cibernética Sonatype.

'É reconfortante ver que o WhatsApp agiu tão rapidamente para lançar uma correção, mas para uma empresa que dependia tanto de sua estratégia de marketing em seus recursos de segurança, esse ataque preocupará sua base de clientes.'



Richard Dennis, fundador da criptomoeda temtum , concordou que o hack mostra que a criptografia não é a bala de prata que as pessoas pensam que é.

'Este ataque não faz nada para quebrar ou quebrar a criptografia, pois ataca o telefone diretamente, para que o hacker possa ouvir os dados pré-criptografia e pós-descriptografia', disse ele.

“É uma corrida armamentista constante para agências de inteligência e empresas de tecnologia para manter os dados dos usuários seguros, pelo que agora equivale a bilhões de usuários para alguns aplicativos.

'Com um ataque como este, um usuário não pode fazer nada para impedi-lo, ou mesmo saber que estava sendo realizado nele - muitas vezes pensando porque todos os textos e chamadas são 'criptografados de ponta a ponta', portanto, são seguros - infelizmente isso é ainda não é o caso.

Claro, isso não significa que a criptografia é inútil. Ele ainda desempenha um papel muito importante na proteção das comunicações das pessoas em seu ponto mais vulnerável - quando estão em trânsito.

Jovem mulher usando um telefone celular (Foto: Getty Images)

Jovem mulher usando um telefone celular (Foto: Getty Images)

Isso também não significa que você deva parar de usar o aplicativo - a menos que planeje ficar totalmente offline.

Embora existam muitos outros aplicativos de bate-papo por aí, as vulnerabilidades podem ser encontradas em qualquer tecnologia, portanto, não há garantia de que eles não sofreriam uma violação de segurança semelhante - além disso, você precisa convencer seus amigos a mudar também, o que não é tarefa fácil .

Rod Stewart câncer de próstata

Como o maior aplicativo de mensagens do mundo, o WhatsApp deve ser o principal alvo dos hackers. Mas igualmente, sendo propriedade de Facebook , possui bolsos profundos e recursos quase infinitos para resistir a esses ataques.

O fato de essa vulnerabilidade ter sido identificada e tratada rapidamente significa que o WhatsApp está um pouco mais seguro do que há uma semana.

Portanto, desde que você tenha instalado a atualização mais recente em seu telefone, não há motivo para não continuar usando o aplicativo.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: