A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA adjudicou, no dia 19 de maio, o contrato da Expansão do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota para Jusante. A assinatura do contrato decorreu durante a cerimónia de comemoração do Dia do Porto de Setúbal.

A obra, a realizar pela empresa Construções Pragosa, SA, irá arrancar em junho e decorrer até final de 2015. Significa um investimento de 2,9 milhões de euros e faz parte da lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014. Vão ser construídos mais 5,8 ha de terrapleno no terminal, que visam melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e passar a oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços atualmente executados em parque de segunda linha.

O Porto de Setúbal pretende ser um hub ro-ro de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e, de igual modo, potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid com áreas de atividades logísticas especializadas no interior do porto.

Já é histórico o movimento Ro-Ro de veículos ligeiros novos no Porto de Setúbal, que representa mais de 90% do tráfego nacional. Nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego Ro-Ro cresceu 19%, com 58 mil veículos movimentados, contra os 48,5 mil movimentados, em 2014, no período comparado.

O Porto de Setúbal é a principal porta para a exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa, quer para a Europa, quer para a Ásia, como o embarque quinzenal direto para a China. O Terminal Autoeuropa, integrado no Terminal Ro-Ro Coelho da Mota, é o 2º maior gerido diretamente pela Volkswagen na Europa, logo a seguir a Emden, na Alemanha.

Com várias linhas regulares da Grimaldi, VW Logistics, NYK e Suardiaz, que ligam Setúbal à Europa, Ásia, Mediterrâneo e EUA, recebeu, já em 2015, mais uma linha da EML, que para além de escalar portos europeus, faz crosstrade entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, bem como, mais um serviço da Grimaldi, que oferece a novidade de um serviço direto para Baltimore, nos estados Unidos da América.

Partilhe esta notícia