O Porto de Setúbal alcançou, em 2014, uma quota de mercado de 34% do número de comboios de mercadorias realizados nos portos nacionais, com 5,5 mil comboios anuais. É o segundo porto nacional em número de comboios.  Foi ainda o que obteve o maior aumento na utilização do modo ferroviário em 2014, face a 2013, com uma taxa de crescimento de 33%. Os comboios realizados no Porto de Setúbal incluem o movimento de ferros, cimento, contentores de Portugal e Espanha, concentrado de cobre, madeiras e clínquer.  

 

Estes valores , de acordo com a APSS, mostram bem a importância estratégica do Porto de Setúbal em termos ferroviários, bem como explica a importância e o potencial dos projetos prioritários do PETI para o porto de Setúbal, a candidatar a Fundos Comunitários, em especial a Ligação à Termitrena e a melhoria do acesso ao Triângulo das Praias do Sado e Zona Central do Porto.  Projetos que vão permitir crescer no movimento de cargas, sendo possível  a quase duplicação do número de comboios nos próximos 10 anos.

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