O Porto de Setúbal bateu o recorde absoluto de contentores movimentados em 2016, com 156,5 mil TEU*, mais 29,2% face a 2015 (121 mil TEU).

 

Por sua vez, na carga ro-ro (roll-on roll-off), o número de veículos ligeiros novos subiu para 172 mil viaturas, mais 1,7% em relação a 2015 (168,7 mil viaturas).

 

O Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport, continuou a sua trajetória de crescimento sustentado ao conseguir mais um recorde absoluto de movimentação em 2016, superando a barreira de 2 milhões de toneladas (2,2 milhões), mais 12% do que em 2015 (1,9 milhões).

 

Neste ano, registou-se a continuação moderada de uma mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas no Porto de Setúbal, com um crescimento das cargas de valor acrescentado, nomeadamente contentores e ro-ro, relativamente a cargas industriais pesadas, que se reflete no total geral do porto, cerca de 7 milhões de toneladas movimentadas, menos 6,8% face a 2015, mas que, por outro lado, aumenta o contributo da infraestrutura portuária para a economia da região e para a criação de emprego.

 

Esta tendência, a que se adiciona os projetos de melhoria das acessibilidades marítimas, a requalificação das ligações ferroviárias e o desenvolvimento dos sistemas de informação portuária e do VTS, constitui mais um indicador que confirma que o Porto de Setúbal está no caminho da modernização, do crescimento e da competitividade.

 

Em 2017 prevê-se um aumento das exportações de veículos com a entrada em produção, no último trimestre, do novo modelo da Volkswagen na fábrica da AutoEuropa, contribuindo para a consolidação e crescimento do movimento ro ro no Porto de Setúbal.

 

* [Unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU), é uma medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor]