O Porto de Setúbal foi contemplado com 4 projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo esta semana, que são fundamentais ao seu desenvolvimento e apoio à indústria exportadora, alargando o hinterland. Os projetos são os de seguida indicados.

 

 1) A expansão do Terminal Roll-on Roll-off é fundamental para os serviços de valor acrescentado a carros de importação e de exportação da unidade industrial de Palmela, em especial, o previsto novo modelo.

 

 2)  A melhoria das acessibilidades marítimas permitirá o porto manter-se no seu atual posicionamento de mercado de porto Shortsea de excelência, acompanhando o crescimento da dimensão dos navios e do Panamá e facilitando a entrada em qualquer maré.

 

 3) A melhoria do acesso ferroviário do porto às praias do Sado, para continuar como um dos líderes nacional no movimento de comboios e permitir o crescimento do hinterland com o apoio da intermodalidade navio/caminho-de-ferro.

 

 4)   A ligação ferroviária ao terminal da Termitrena no Porto de Setúbal é o completar de um projeto “last mile” de 4 km, que permite aumentar até 20% o movimento nacional de carga por ferrovia, ligando a parte nascente do porto à rede nacional.

 

O PETI é uma oportunidade única que aposta em especial nos portos e deve gerar consenso na sociedade portuguesa, permitindo alavancar as exportações e a economia.

administracaoportostbal

 

 

 

 

 

Fonte: APSS

 

Partilhe esta notícia